segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Força Sindical-RS prestigia posse da gestão do Sindimetropolitano



A gestão 2011-2016 do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Região Metropolitana (Sindimetropolitano) foi empossada na última sexta-feira, dia 7, em jantar de confraternização na Churrascaria Chama Crioula, em Gravataí. Concorrendo com chapa única, Mauro Souza César (ao centro, de camisa azul claro) foi reeleito à presidência do Sindimetropolitano e afirmou que pretende lutar pela qualidade de vida de motoristas e cobradores de ônibus.

“Vamos melhorar a qualidade de vida do trabalhador, deixá-lo mais próximo da família, com mais folgas nos finais de semana a partir da necessidade que a categoria apresenta”, disse Mauro no discurso de posse. E completou: “Ser diretor de um sindicato é ser exemplo e nossa obrigação é defender os direitos e boas condições para o trabalhador.” Atualmente, 800 trabalhadores são beneficiados pelas ações do Sindimetropolitano.

O evento, realizado na data em que o sindicato completa 12 anos de existência, reuniu sindicalistas de Viamão, São Leopoldo, Novo Hamburgo e o representante da Força Sindical-RS, Valdir Lima, (em pé) que levou os cumprimentos do presidente Clàudio Janta. Também Diretor de Saúde e Segurança do Trabalho da Força e Diretor Jurídico do Sindec/Porto Alegre, Lima destacou a importância do sindicato em fazer alterações no seu Estatuto a fim de criar um departamento de Saúde.

“Trago o abraço do presidente Janta e espero estar aqui daqui cinco anos. Cumprimento os motoristas e quero chamá-los a lutar pelo Trabalho Decente, o que não incluía o banco de horas, que foi eliminado do cotidiano dos trabalhadores”, lembrou. Conforme Lima, o presidente do Sindimetropolitano tem o poder de evitar mortes e doenças do trabalho, além do assédio moral, problemas que afligem a categoria. “Precisamos de pessoal qualificado para ter o Departamento de Saúde e Segurança como uma política de funcionamento. Enquanto não tiver essa norma no Sindimetropolitano, vamos lutar para resolver os conflitos dia a dia”, disse Lima. 



Nessa linha, o secretário-geral do Sindimetropolitano, Alessandro Machado Araújo, ressaltou a necessidade de ônibus com ar condicionado no transporte de pessoas na Região Metropolitana por causa das altas temperaturas no verão. Segundo Araújo, entre os trabalhadores se torna cada vez mais comum a preferência por mais qualidade de vida - com folgas e remuneração de férias. “Essa mudança demonstra a evolução dos direitos dos trabalhadores que não querem mais fazer hora extra e preferem mais tempo para ficar com a família”, assinalou Araújo.

Convidados compuseram a mesa de posse e discursaram durante o evento. Luís Müller, superintendente adjunto do Ministério do Trabalho, disse que a relação do Sindimetropolitano e o ministério avança desde a última posse de Mauro César. “Temos caminhado juntos no sentido de resolver os problemas da categoria e queremos caminhar cada vez mais juntos”, frisou. Dentre os avanços, Müller citou as melhorias salariais e os horários para lanche e descanso. 


Wilson Filho Neto, diretor jurídico do Sindimetropolitano, parabenizou o sindicato pelo aniversário. “O importante da posse  é o que vem antes, a diretoria e os trabalhadores”, disse.
O representante do Sindicato dos Rodoviários de Viamão, relembrou a fundação do Sindimetropolitano junto a trabalhadores da Empresa Sogil e das dificuldades iniciais. “O banco de horas desapareceu porque lutamos. Daqui para a frente vamos pressionar a presidente Dilma Rousseff para que ouça os anseios da categoria”, exclamou Correia.


Um dos fundados do Sindimetropolitano e secretário-geral do Sindicato dos Aposentados do RS, Carlos Gonzaga, contou sobre a fundação do sindicato. “Estou emocionado porque sei que o Sindimetropolitano está em boas mãos, ajudamos na conquista de uma sede”, falou.


O vereador de Alvorada Júlio Bala destacou o salário alcançado pela categoria e as pessoas que lutam pelos seus direitos. “O presidente é o líder que briga pelos trabalhadores com o Departamento Regional do Trabalho e o Ministério Público”, disse. 


Frederico Pohlmann, Fiscal do Sindec e Assessor da Força Sindical-RS, também esteve presente na solenidade. Saiba quem são os membros empossados.


Diretoria Sindimetropolitano 2011-2016:


Diretoria Executiva:
Mauro Souza César – Presidente
Paulo de Souza
Alessandro Araújo


Diretoria Executiva – Suplentes:
Vilmar Ramos
Marco Aurélio dos Santos
Roberto Hernandez
Jorge da Silva
Alecsson José
Walter Moraes
Carlos Martins
Noé Bueno
Enio Garcia Dias
Eduardo Alexandre
Luís Leonardo
Alcemar da Silva
Airto da Silva
João Batista Novaes
Alex Pereira
Ivo Amarildo
José Martinelli


Conselho Fiscal – Efetivos:
Fabiano Silva da Silva
Fábio dos Santos da Silva
Ricardo Leóqui
Fernan Silva
Daniel Pereira
Iodaci


Conselho Fiscal – Suplentes:
José Luís Machado Cunha
Paulo Roberto Chagas
Elói Franco da Silva