sexta-feira, 20 de abril de 2012

Fetracos avança na defesa dos direitos dos trabalhadores durante Congresso da Federação

O III Congresso Estadual da Federação dos Comerciários do Rio Grande do Sul, a Fetracos, foi realizado em Bento Gonçalves, com a finalidade de eleger a nova diretoria e discutir a vida dos comerciários com o projeto de futuro, visando a melhor qualidade de vida para os comerciários e melhor distribuição de renda para os trabalhadores.

Tivemos uma participação massiva dos sindicatos filiados, que ajudaram a encaminhar as lutas pela redução da jornada de trabalho, fim do fator previdenciário, regulamentação concreta da profissão de comerciário e principalmente a discussão da participação dos lucros e resultados, ampliação das clausulas que geram emprego e principalmente as clausulas que qualificam os trabalhadores.

Esse Congresso chegou em um momento de extrema importância para o movimento sindical, como forma de discussão para o avanço na defesa dos direitos dos trabalhadores e das bandeiras de lutas. Além das questões específicas do setor, também debatemos a mobilização nacional em defesa da indústria nacional, para baixar os juros, fortalecer o mercado interno, aumentando as vendas e o número de empregos.

O movimento sindical volta a se reorganizar neste momento, combatendo o Imposto Sindical, pois esta contribuição já trouxe muitas garantias para o trabalhador, como: carteira de trabalho, jornada de trabalho, direito à aposentadoria, férias, 13º salário, licença-maternidade e dezenas de outros direitos econômicos e sociais dos trabalhadores. Ao contrário dos impostos em geral, que são muitos, altos e com retorno duvidoso, a Contribuição Sindical corresponde apenas a um dia de trabalho.

Nós estamos a pouco tempo da realização da Copa do Mundo e é importante que os trabalhadores do comércio e serviços, que irão recepcionar as pessoas neste importante evento, estejam prontos, qualificados e preparados. E para isso, trouxemos importantes palestrantes que trataram sobre conjuntura política e econômica, bem como os desafios da reforma sindical. 

Então, é o rumo que este Congresso pretende seguir, projetando futuro de lutas e conquista para os comerciários do Estado e do País.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Unificação do ICMS sobre importados é aprovada em Comissão do Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou às 15h desta terça-feira (17) projeto de resolução do Senado (PRS 72/2010) que unifica as alíquotas interestaduais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de produtos importados. A proposta, que visa acabar com a chamada “guerra dos portos”, vai agora ao exame do Plenário em regime de urgência.

A decisão da CAE contrariou a posição de governadores de estados que se sentem prejudicados, como os de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e do Espírito Santo, Renato Casagrande, que acompanharam a votação. Também presente, o vice-governador de Goiás, José Eliton Figueiredo, alertou para o impacto que será sofrido por seu estado e pela cidade de Anápolis (GO), que sedia um porto seco.


 
Os senadores de Espírito Santo, Santa Catarina e Goiás ainda tentaram adiar a votação. Com uma questão de ordem, Ricardo Ferraço (PMDB-ES) pediu a devolução da matéria para a CCJ, sob alegação de que o substitutivo em exame era diferente da proposta original examinada pela comissão encarregada da analisar a constitucionalidade das matérias.

Com a rejeição da questão de ordem, a CAE começou uma discussão prolongada da matéria, que só se encerrou às 15h. O debate foi marcado por manifestações de governadores e senadores favoráveis a uma transição na aplicação das regras. O relator da proposta, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), explicou que a unificação das alíquotas só começará a ser aplicada em janeiro de 2013.

Fonte: Agência Senado

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Novo presidente da Juventude Socialista do PDT é empossado em Encruzilhada

No dia 14 de abril, em Encruzilhada do Sul, na sede do PDT foi realizada a convenção municipal da Juventude Socialista do PDT, com a presença do presidente municipal Iberon Gonçalves, e do então presidente da JS Tiago Gabriel Reis. 

Além da convenção foram tratadas metas para o ano, dentre elas a busca por novos filiados e simpatizantes do partido, com isso gerando uma unidade política para JS, resgatando valores partidários. 



O secretário Geral da Juventude do PDT de Porto Alegre Alessandro Medeiros e o secretário de Políticas e Assuntos aos Trabalhadores Assentados e integrante do partido Francisco Nilton também participaram do evento. 

Foram eleitos para a executiva municipal:

Presidente
Luis Fernando Carvalho
        
Vice-presidente
Tiago Gabriel Báo dos Reis   
   
Secretário geral
Marcos de Melo Nunes   

Tesoureira
Aline Leal    

Secretário de Comunicação e Capacitação Políticas
Juliane Tuhtenhagen Gonçalves

Secretário de Movimentos Estudantis
Priscila Ribeiro Pires

Secretário de Movimentos Sociais
Noan Frei Soares