sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Coesão - Secretário de Relações Internacionais da Força destaca união e autonomia das centrais


 
Dois dias após a votação do salário mínimo no Congresso, semana na qual as centrais sindicais marcaram presença e fizeram intensa mobilização em Brasília, fica como saldo altamente positivo a união e a coesão apresentada pelo movimento sindical na hora de reivindicar pelos trabalhadores e buscar negociar com o governo federal.

O secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, atribui os avanços da classe trabalhadora no Brasil à união das centrais e à capacidade de diálogo com a população.

A questão da pressão do governo sobre os parlamentares para aprovar o salário mínimo demonstrou o papel importante que o movimento sindical tem na sociedade e vem desempenhando nos últimos anos, demonstrando força em ações e atividades.

“O mais importante é a unidade do movimento brasileiro, isso é que mostra para a sociedade, o próprio governo e o Congresso nacional que os trabalhadores estão juntos. É interessante para nós porque se estivéssemos divididos nas ações dessa semana com certeza a sinalização para o governo e para a sociedade seria de que o movimento sindical estaria enfraquecido, o que atingiria mais ainda o direito dos trabalhadores”, diz Neco.

A partir do momento em que as centrais manifestam união nas situações mais críticas, há fortalecimento das bandeiras sindicais para a luta em mais batalhas, como a votação do mínimo na próxima quarta-feira no Senado, a correção da tabela do IR, entre outras, que vão acontecer logo em seguida.

Outro ponto destacado pelo sindicalista é a independência e a maturidade do movimento sindical brasileiro.

“Havia indicações de que estaríamos mais governistas em função de ser um governo popular, mas isso não se concretizou e não impediu que o movimento sindical trave sua luta em benefício dos trabalhadores provando que tem independência”, afirma.

A coesão das centrais traz vantagens para o trabalhador e as batalhas continuarão - especialmente as que envolvem a luta pelas 40 horas, a qualificação profissional e reajustes dignos para os trabalhadores. Neco avalia que nestes próximos anos de governo, o movimento atinja um grau maior ainda de união. “Nossas reivindicações não pararam na questão do mínimo e a mobilização seguirá firme em todo o Brasil”, conclui.

Conferência do Bioma Pampa Evento entra no Calendário Oficial de Santana do Livramento


 
Em novembro deste ano, a Força Sindical-RS, presidida pelo sindicalista Clàudio Janta, estará realizando mais uma edição da Conferência Internacional do Bioma Pampa, na fronteira Livramento/Rivera. O evento, que há cinco anos vem reunindo líderes políticos, educacionais, empresariais, sindicais e da sociedade civil organizada dos três países onde se encontra o Bioma Pampa (Argentina, Brasil e Uruguai), para discutir temas de vital importância para o desenvolvimento sustentável da região,  já faz parte do Calendário Oficial de Eventos do município, conforme projeto protocolado no Legislativo Municipal, pelo vereador Batista Conceição (PSB).

Com isso, o vereador santanense atende solicitação da Força Sindical RS, representada pelo presidente da Força Verde e coordenador da Conferência Internacional do Bioma Pampa, Lélio Falcão, que esteve visitando a fronteira na última terça-feira.

 Nas quatro edições anteriores da conferência, foram avaliadas as legislações pertinentes nos países integrantes do Mercosul, onde ocorre o Bioma Pampa; estabelecidos vínculos acadêmicos entre as Universidades públicas e privadas existentes na área de abrangência do Bioma Pampa, além de incluídas na pauta de discussões políticas na esfera do Parlamento do Mercosul, as questões pertinentes a região. As moções resultantes destas edições foram encaminhadas a diversos setores do governo estadual e federal e, especialmente ao Parlamento do Mercosul.

“Considerando o Tratado de Assunção, que criou o Mercosul, entendemos importante o conhecimento das principais atividades produtivas dos países integrantes do bloco onde temos a ocorrência do Bioma Pampa, tanto as tradicionais, como as que o futuro possa nos propiciar, garantido qualidade de vida aos seus habitantes”, esclarece o coordenador Lélio Falcão, enfatizando também que é importante o estudo e a proposta de atualização das legislações ambientais, trabalhistas e outras que possam e devam ser equalizadas para que não ocorram desequilíbrios entre os componentes do bloco econômico latino-americano em implantação.

“E, com a proximidade da Cúpula da Terra de 2012, no Rio de Janeiro, é importante traçar planos e metas para apresentar o Bioma Pampa de forma que contemple os interesses sociais, políticos, econômicos e ambientais de quem nele vive”, justifica.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Debate Presidente da Força Sindical-RS participa hoje, 22h, do Conversas Cruzadas

O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, é um dos convidados do Conversas Cruzadas, hoje 17/02/2011 às 22h, na TVCom (canal 36). O programa tratará de desenvolvimento econômico, trabalho, corte da União, falta de mão de obra no Rio Grande do Sul, mínimo nacional e regional, entre outros assuntos econômicos em discussão.

Janta estave em Brasília na quarta-feira e acompanhou a votação sobre o mínimo nacional na Câmara dos Deputados. Na próxima quarta-feira, quando o mínimo nacional for votado no Senado, o presidente da Força Sindical-RS estará em Brasília novamente pressionando por um salário justo aos trabalhadores.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Qualificação profissional - Força Sindical-RS inicia projeto de qualificação profissional em Santana do Livramento

Sérgio, Batista e Lélio 
Sérgio Moreira, presidente da Câmara de Vereadores, pediu e a Força Sindical-RS inicia o projeto para a criação de cursos de formação de mão de obra no Município

O diretor da Força Sindical RS e presidente da Força Verde, engenheiro civil Lélio Falcão, foi recebido pelo presidente da Câmara de Vereadores de Santana do Livramento, vereador Sérgio Moreira, acompanhado do vereador Batista Conceição, durante visita semana passada para iniciar as tratativas de criação de curso de qualificação profissional no município.

 
 “Não podemos ficar de braços cruzados enquanto operários de outros municípios e estados tomam nossos postos, enquanto nossa gente sofre com o desemprego pela simples razão de não haver mão de obra qualificada na cidade”, disse o presidente da Câmara, ao mesmo tempo em que enalteceu a atenção da Força Sindical do Rio Grande do Sul, do seu presidente Clàudio Janta e do diretor Lélio Falcão, que  atendeu seu pedido de ajuda.

“Nós temos um projeto elaborado que, além de proporcionar a tão desejada qualificação profissional , também resolverá a questão da falta de moradia”, informou  Lélio, colocando à disposição do presidente Sérgio Moreira e do município muito mais do que cursos, mas uma proposta de elevar a auto estima das comunidades carentes.

Antes de divulgar em detalhes o projeto de Livramento, Lélio Falcão quer, junto ao presidente da Câmara, levá-lo a conhecimento do prefeito Wainer Machado e de seus secretários. “Para dar a formatação final ao projeto, precisamos do aval do Executivo e do Legislativo, pois só terá êxito se houver uma parceria coesa, unida num único objetivo: proporcionar melhor qualidade de vida aos santanenses, com oportunidade de renda e moradia digna”, disse Lélio Falcão.  

A Força Sindical-RS aproveitou a oportunidade para entregar a “Carta de Sant’Ana” ao presidente Sérgio Moreira, confeccionada durante a quarta edição da Conferência Internacional do Bioma Pampa, realizada em  Santana do Livramento e Rivera,  em novembro de 2010, e também para divulgar a quinta edição do evento, que será realizado nos dias 7 e 8 de novembro de 2011.

Em reunião na Câmara de Vereadores de Livramento, na sexta-feira, foi aprovada a inclusão no Calendário Oficial de Eventos do município a 5ª Conferência Internacional do Bioma Pampa.

Mobilização Força Sindical-RS reunida em SP para ato pelo mínimo de R$ 580


 
Hoje ocorreu uma reunião da Executiva Nacional da Força Sindical em São Paulo entre vários sindicalistas do país que estão mobilizados pelo mínimo de R$ 580. O encontro serviu para montar a estratégia para a votação do salário mínimo, que deve ocorrer essa semana. Diretores e sindicalistas da Força Sindical-RS já estão na capital paulista, onde articulam a pauta de reivindicação, e depois seguem para Brasília. 

O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, deve ir para São Paulo no encontro com Paulinho da Força, presidente nacional da central. O diretor Luis Carlos Barbosa e o secretário de Relações Internacionais da Força, Nilton Neco já se encontram em São Paulo.

O governo já anunciou que irá enviar um projeto de lei sobre o novo valor do salário mínimo nos próximos dias, com previsão de ser votado em sessão extraordinária amanhã.

A estimativa dos trabalhadores é que centenas de pessoas se dividam entre a ala das comissões e o salão verde, por onde deputados e senadores mais circulam, para fazer a abordagem de “sensibilização” sobre a necessidade de um salário mínimo maior que o pretendido pelo governo.

“Vamos dialogar com os parlamentares sobre a importância de um salário mínimo digno no processo de distribuição de renda no País”, ressalta o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho.

Trabalho Decente Força Sindical-RS participa de reunião do GT da Agenda Nacional de Trabalho Decente em Brasília


 
O diretor da Força Sindical-RS e presidente da Força Verde, Lélio Falcão, participa hoje da reunião do Grupo de Trabalho Tripartite da Agenda Nacional de Trabalho Decente. 

O encontro ocorre nas dependências do Ministério do Trabalho e Emprego em Brasília – DF.

Além da Força Sindical-RS, participam as outras cinco centrais sindicais que compõem o Grupo de Trabalho Tripartite de Emprego e Trabalho Decente que estiveram reunidas na sede da UGT Brasília, para discutir o regimento interno da I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente (I CNETD) – que será realizada no próximo ano. A reunião discutiu estratégias de atuação no grupo tripartite.

Entre os meses de abril e outubro, os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal deverão realizar as Conferências Estaduais de Emprego e Trabalho Decente, que são indispensáveis para a indicação dos delegados que vão participar da I CNETD, entre 2 a 4 de maio de 2012. O objetivo das centrais é organizar a presença dos trabalhadores nestas etapas.

Cada unidade da Federação constituirá uma Comissão Organizadora, que deve ser formada por representantes do governo, dos trabalhadores e empregadores. O grupo vai definir a agenda, elaborar e aprovar o regimento interno e organizar a realização da Conferência Estadual, atendendo aos aspectos técnicos, políticos e administrativos previstos nos documentos da I CNETD.

I CNETD - A I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente tem por finalidade a promoção de um amplo debate sobre as políticas públicas de trabalho, emprego e proteção social.

Eleição Sindisaúde de Uruguaiana apóia vitória da nova diretoria do Sindisaúde de Bagé

Renato Correa 
O presidente do Sindisaúde de Uruguaiana, Renato Correa, que também é Secretário de Saúde da Força Sindical-RS, elogiou a disputa eleitoral que reelegeu Maria Conceição Prestes como presidente do Sindisaúde de Bagé. Ele acompanhou todo o processo e apoiou a realização do pleito, assim como o presidente Clàudio Janta. Segundo Renato, essa eleição ficou marcada pelo maior profissionalismo da situação (chapa 1), já que é a primeira concorrência após a filiação do sindicato à Força Sindical-RS, que ocorreu em dezembro.
“Vencemos a oposição de outra central adversária, ganhamos em todas as urnas, inclusive no maior colégio eleitoral, que é na Santa Casa de Bagé e que era o foco principal da oposição”, contou Renato.
O diferencial da chapa 1 e que levou à vitória foram as propostas apresentadas e a própria filiação à Força Sindical-RS. “Vínhamos trabalhando com a Conceição (nova presidente) e divulgando a filiação junto à categoria. Além disso, obtemos muitos resultados positivos nas negociações coletivas, o que também aumentou a mobilização a partir da filiação”, afirmou.
 

A filiação à Força Sindical-RS oferece maior suporte e transparência no cumprimento da legislação eleitoral. “Fizemos uma campanha muito boa, de propostas sem ataque, ao contrário da oposição. Apresentamos um relatório do que foi feito nos quatro anos anteriores e propostas para um novo mandato”, completou. 
Dentre as metas para a nova gestão, está propor para a Força Sindical-RS a realização de um seminário dos sindicatos de saúde da Fronteira Oeste para discutir propostas comuns e criar uma pauta com a central. “Até para fortalecer a secretaria e o setor, é uma proposta dentro do planejamento da secretaria para 2011”, concluiu.

Eleição Chapa 1, apoiada pela Força Sindical-RS, vence eleição do Sindisaúde de Bagé

Apuração dos votos 
A chapa 1, apoiada pela Força Sindical-RS, foi a vencedora das eleições no Sindisaúde de Bagé na última sexta-feira. O presidente da Força, Clàudio Janta, esteve no município junto com diretores da central e acompanhou o processo eleitoral que reuniu outros sindicatos de diferentes categorias e a Federação dos Comerciários do Rio Grande do Sul. A presidente reeleita do Sindisaúde de Bagé é Maria Conceição Caldeira dos Santos Prestes, auxiliar de enfermagem. 

Estiveram presentes também membros do Sindicato dos Vigilantes de Pelotas, Sindimercosul, Sindicato dos Comerciários de Quaraí, Sindisaúde de Uruguaiana, Sindec de Porto Alegre e de Alvorada, além da Fetracos.

A chapa 1 – “Transparência, Força e Luta” - teve mais de 55% dos votos válidos e a chapa 2 ficou com 42,3%. “A votação foi muito tranqüila, não houve nenhum incidente”, diz Conceição.

Segundo a presidente reeleita, o objetivo da gestão é trabalhar em defesa da categoria. “Nossa luta quer manutenção e ampliação dos diretos trabalhistas. Temos como proposta geral ainda a luta unificada com demais centrais e movimento sindical nacional, contra o sucateamento da saúde pública e as reformas que venham tirar direitos dos trabalhadores, como a previdenciária”, enumera a presidente.

Sobre o apoio das demais categorias de trabalhadores e da Força Sindical-RS ao Sindisaúde de Bagé, a nova diretoria ressaltou a união como principal ingrediente de luta. “A participação da Força Sindical-RS foi fundamental porque é necessário. A luta solitária não existe, as batalhas individuais não existem, se constroem com o apoio dos companheiros que tiveram aqui nos dando força e trabalhando de uma forma ou de doutra, mas todos unidos”, aponta Conceição. 

O presidente Clàudio Janta, da Força Sindical-RS, destacou esta eleição em Bagé especialmente porque os profissionais da Saúde são trabalhadores muito exigidos e de suma importância para a sociedade. Além disso, Janta mencionou como muito positivo que o Sindisaúde de Bagé esteja agregado à Força Sindical-RS, fato que ficou comprovado com a ampla participação e integração dos membros do sindicato com os membros da central. “Parabenizamos o trabalho realizado pela chapa 1 e a sua vitória, que foi merecida. Lutaremos juntos pelas 30 horas, podem contar com a Força Sindical”, afirmou o presidente.

As principais metas da nova diretoria são: regularização das 30 horas semanais, sem redução do salário; melhores condições de trabalho; fechar acordo salarial que tenha aumento com ganho real da inflação; combate a qualquer tipo de discriminação imposta aos trabalhadores como assédio moral e sexual dentro das empresas; lutar por um sindicato independente e autônomo.

Conceição agradeceu também Vera Lucia Silva e Arlindo Ritter, presidente da 
ASERGHC ( Associação dos Servidores do Grupo Hospitalar Conceição), que representaram a entidade na eleição e apoiaram a chapa 1. 

A eleição começou às 7h da manhã e terminou às 20h, com a disputa entre duas chapas. A chapa 2, oposição, era comandada pelo presidente da Federação dos Empregados da Saúde do RS (Feessers), Milton Francisco Kempfer. 

1-MARIA CONCEIÇÃO CONCEIÇÃO SANTOS  PRESTES- Presidente,  Aux. em Enfermagem.

2- ANA LUCIA GEISLER MACIEL- 1º Vice- Presidente, Aux. de Serviços Gerais.
3- MILTON  DE PAULA MACIEL- 2º Vice - Presidente, Aux. de Lavanderia, 
4- RAFAEL PALMA RODRIGUES- 1º Secretária, Telefonista e Radio-operador. 
5- ROSANGELA SOARES PEREIRA GONÇALVES- 2ª Secretária, Técnica  de Enfermagem
6 - GLADIS MARIA DOS SANTOS- 1º Tesoureira, Téc. em Enfermagem, 
7-SONIA  EMILIA  GASSO PERES- 2º Tesoureira, Aux. em Enfermagem, 
8-LISIANE TEXEIRA MACHADO- Diretora SocialTéc. em Enfermagem,
9- MARIA DE FÁTIMA CORRÊA- Diretor Representante dos Trabalhadores, Aux. de Enfermagem,
10-RICARDO CABREIRA SOARES- Diretor de Formação Sindical, Aux  de Serviços Gerais,
    
DIRETORIA SUPLENTE:
ANDREOS FUNARI DOS SANTOS-, Téc. em Enfermagem;ANDERSON COSTA DA SILVA,AUX. de Serviço Geral;CRISTIANO VALDEMIR MARTELLI PATSCH,Téc. em Enfermagem;MARILENE ALVES SILVA, Téc. Enfermagem; MELISSA TATIANA GOULART, Téc. Enfermagem,
RAFAEL DUARTE MENEZES, Téc. de Enfermagem,MARILENE SILVA DA ROSA-  Administrativo;JORGE MARIO DA SILVA CORRÊA,Vigia
SUZI MARA BARBOSA DA SILVA,Téc. Enfermagem; ADRIANA PINTO JACINTO,Aux. Enfermagem;GERSON SANTO LOPES DOS SANTOS, Aux. de Serviço; 
CONSELHO FISCAL: MARIA GLADIS DOS SANTOS  FLORES, Aux. Enfermagem;REGINALDO DE ORNELAS GARCIA, Aux.Serviço Gerais; 
NADIR SEVERO DOS REIS, Téc. de Enfermagem;

CONSELHO  FISCAL SUPLENTE: RICARDO GOULARTE PETAVRAS,Tec. em Enfermagem;CIBELE BONNEAU SILVA,Copeira; SONIA SOLER LOPES MICIEL,Téc. em Enfermagem;

DELEGADOS  JUNTOS À FEDERAÇÃO: Efetivos:MARIA CONCEIÇÃO CONCEIÇÃO SANTOS  PRESTES;ANA LUCIA GEISLER MACIEL;
SUPLENTES  DE DELEGADOS  JUNTO À FEDERAÇÃO:MARIA MADALENA GONÇALVES DE GONÇALVES,Aux. Enfermagem; CATARINA MOREIRA ALVES, Agente Comunitária de Saúde.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Evento Força Verde e Prefeitura de Uruguaiana articulam organização do Seminário Faixa de Fronteira


Rogério, Sanchotene e Lélio 
O diretor da Força Verde, Lélio Falcão, encontrou o prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, ontem à tarde para tratar do 3º Seminário Internacional da Faixa de  Fronteira. As articulações para a organização do evento, que ocorre na segunda quinzena de março, já estão em andamento.

Na ocasião ficou confirmado o apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana na realização do evento. Nas edições anteriores, o seminário levou a Uruguaiana o senador Sérgio Zambiazi (PTB), a hoje senadora Ana Amélia Lemos (PP), o então deputado federal Cláudio Diaz (PSDB) e mais de uma dezena de deputados estaduais, com destaque para o deputado Frederico Antunes (PP), que é natural de Uruguaiana.

Na Câmara de Vereadores, o presidente do Legislativo, vereador Ronnie Petersin Colpo Mello (PP), recebeu a Força Verde, acolhendo ofício e informando que o mesmo deverá ser aprovado já na primeira sessão legislativa.

"A iniciativa da Força Sindical foi muito bem recebida e os temas propostos para este ano mais uma vez são de grande interesse", diz Lélio.

Nos dois momentos, o presidente da Força Verde foi acompanhados pelo veredaor Rogério Morales, que juntamente com o diretor da Força Sindical Renato Corrêa, é articulador local do evento.

Solidariedade Força Sindical-RS doa roupas e calçados para vítimas da enxurrada em Cachoeirinha

Doações no saguão da Igreja Evangélica de Cachoeirinha 
A Força Sindical-RS realizou a doação de roupas e calçados para as vítimas da enxurrada que atingiu a população de Cachoeirinha. Através da diretora da Força Comunitária, Laura Machado, foram entregues mais de 200 sacolas contendo roupas e calçados aos moradores do bairro Princesa Isabel, que sofreram com a chuva da última semana, quando um arroio na região transbordou.

A doação foi entregue na terça-feira no Esporte Clube Juventude de Cachoeirinha e na Igreja Evangélica.Segundo Laura, a população ficou muito agradecida pela ajuda, mas ainda precisa de colchões e produtos de limpeza.

Assim que o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, esteve no local, no outro dia as doações foram enviadas a Cachoeirinha. Fato que foi elogiado pelos moradores em função da brevidade em que foram auxiliados pela entidade.

Janta visitou a comunidade e acionou imediatamente a Força Comunitária para que começasse a arrecadar donativos. Muitas vítimas das chuvas perderam todos os móveis e o que tinham dentro de casa.

FSM - Secretário de Relações Internacionais da Força participa de café da manhã com maior central sindical do Senegal


 
O secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, participa do Fórum Social Mundial 2011, em Dacar, no Senegal desde o último domingo. O evento, que vai até a próxima sexta-feira (6), reúne dezenas de ONGs, sindicalistas e líderes políticos. 

Ontem, Neco integrou reunião da delegação da Força Sindical. O encontro, um café da manhã, ocorreu com a maior central do Senegal, a CNTS (National Confederation of Senegalese Workers)

Os principais assuntos tratados na mesa foram cooperação internacional e diálogo social.