quinta-feira, 3 de maio de 2012

Brizola Neto toma posse no Ministério do Trabalho em Brasília

Depois de ter sua nomeação publicada ontem (2), no Diário Oficial da União, o novo ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, foi empossado hoje às 11 horas, no Palácio do Planalto.

Vice-presidente da Executiva Nacional do PDT e presidente do municipal da cidade do Rio de Janeiro, Brizola Neto, que tem 33 anos, será o mais novo ministro da presidenta Dilma Rousseff.



Neto defendeu nesta quinta-feira a modernização nas relações de trabalho e disse que o ministério precisa ser "ágil, transparente e inovador". Durante sua fala, ele citou o avô Leonel Brizola, fundador do PDT e ex-governador do Rio.

- Necessitamos que a presença do Estado nessas funções reguladoras se atualize, se agilize, se simplifique e também avance na valorização do trabalho, na dignificação do trabalhador e no entendimento de que é ele o princípio, meio e fim de toda atividade econômica – enfatizou. 

Deputada Juliana Brizola, Clàudio Janta, deputado Giovani Cherini e Leonel Brizola
Na oportunidade, Clàudio Janta representou o presidente nacional da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva.

Janta saudou o ministro e destacou a importância de ter Brizola Neto neste cargo, pois possui grande bagagem histórica, herdado de seu avô Leonel Brizola, que ajudou a construir e promover grandes conquistas pelos trabalhadores.

Acompanharam a posse em Brasília Clàudio Janta, Claudio Correa, deputada Juliana Brizola,  Leonel Brizola e demais lideranças políticas e sociais.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Brizola Neto, blogueiro progressista, ministro de Estado (ou o fim do Lexotan do lado de baixo do Equador)

A escolha do deputado Brizola Neto para ocupar o Ministério do Trabalho não é só um ato político de Dilma Rousseff, mas, sobretudo, um ato de coragem. O deputado federal do PDT é o herdeiro político direto de Leonel Brizola, a quem os militares da ditadura e o falecido empresário Roberto Marinho odiavam no mesmo nível e pelas mesmas razões. Brizola, por décadas, denunciou a ditadura e seus “filhotes”, termo que usava para tripudiar seus adversários da direita, e foi certamente o primeiro combatente dessa guerra contra o poder criminoso de manipulação da mídia, de quem sofreu um massacre diuturno nas duas vezes em que foi governador do Rio de Janeiro – eleito, diga-se de passagem, contra a vontade das Organizações Globo. 

Antes da internet e, portanto, antes das redes sociais e da blogosfera, Brizola mantinha um espaço pago no Jornal do Brasil para rebater as incontáveis calúnias, mentiras e ignomínias que Roberto Marinho mandava noticiar contra ele em O Globo e na TV Globo. Os artigos do velho Brizola chamavam-se, com peculiar propriedade, de “Tijolaços”. 


Desde 2005, Brizola Neto mantém na internet um blog noticioso também chamado de “Tijolaço” (
www.tijolaco.com), onde mantém intacta a tradição de bom combate do avô, inclusive com o mesmo colaborador, o incansável jornalista Fernando Brito. Juntos, Brizola e Brito movimentam a blogosfera com denúncias, notícias e uma crítica permanente a esse comportamento da velha mídia que agora deságua na CPI do Cachoeira. Ao colocar Brizola Neto no Trabalho, a presidenta manda um recado fortíssimo ao baronato da imprensa, apavorado e com os dentes de fora, desde a semana passada a jogar ameaças para todo o lado pela boca de seus cachorrinhos amestrados. 

Brizola Neto que se cuide. A primeira tentativa da Globo foi o de tentar desqualificá-lo dentro do PDT. Isso porque, paradoxalmente, é justamente no partido fundado por Leonel Brizola que está acomodado o deputado Miro Teixeira (RJ), porta-voz da velha mídia dentro do Congresso Nacional, primeiro a levantar a bandeira de que seria inconstitucional convocar jornalistas para depor da CPI do Cachoeira. Na Globonews, anunciou-se que a bancada pedetista iria se voltar contra o governo, caso Brizola Neto fosse escolhido para o cargo. E vem mais chumbo grosso, podem esperar. Os barões da mídia não vão perdoar o novo ministro do Trabalho, de apenas 33 anos, por querer manter íntegra a memória e a mensagem de Leonel Brizola. 


Trata-se da mesma mídia que interpreta como golpe contra o “mensalão” a convocação, pela CPI, do procurador-geral Roberto Gurgel, acusado de manter escondido uma operação da PF que havia pego Demóstenes Torres, desde 2005. 


Toda essa movimentação tem um nome que, inclusive, rima com tijolaço: cagaço. 

* Leandro Fortes, jornalista (texto publicado em sua página do Facebook).

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dilma convida Brizola Neto para assumir Ministério do Trabalho

Após conversar com o ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi, a presidente Dilma Rousseff convidou nesta segunda-feira (30) o deputado Brizola Neto (PDT-RJ) para assumir a pasta. 

Brizola Neto (neto do fundador do PDT, Leonel Brizola) é favorito para o posto há meses, mas enfrentava resistência dentro do partido, que comanda o ministério.


Dilma queria nomear o ministro hoje para evitar passar o feriado do Dia do Trabalho sem um titular na pasta.

Lupi comandou o posto desde o governo Lula, mas teve de deixar a pasta no ano passado. Desde então, o ministério é tocado interinamente por Paulo Roberto Santos Pinto.
O gaúcho Brizola Neto ingressou no PDT em 1997 e desde 2008 é presidente do Diretório Municipal do PDT/RJ. Em 2005 assumiu o primeiro mandato como vereador e em 2006 foi eleito deputado federal. Ele é neto do ex-governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, e irmão da vereadora de Porto Alegre Juliana Brizola.