sexta-feira, 25 de março de 2011

Faixa de Fronteira Vice-reitor da Unipampa palestra sobre implantação e integração internacional educacional


 
Hoppen, Mazui e Lélio 
O vice-reitor da Unimpa, Norberto Hoppen, palestrou no quarto painel do Seminário sobre a Faixa de Fronteira na tarde desta sexta-feira. O tema do debate foi "Universidades integrando a América Latina". Ele abordou as experiências de intercâmbio educacional nas cidades da Fronteira.

Em um comentário sobre pesquisas acadêmicas de cidades brasileiras comparadas com as uruguaias, constatou que há muitos contrastes de entendimento e que a maior integração
se faz mais interessante por este motivo. 

Também contou que no ano de implantação da universidade na região, em 2005, a maior dificuldade enfrentada foi de comunicação e que hoje o nível de informação sobre as cidades melhorou consideravelmente com a universidade.

"Hoje realizamos serviços distribuídos e temos um canal de interlocução da região com o governo federal", disse Hoppen. Os projetos da universidade relacionados à pesquisa melhoraram o acesso a uma comunicação de qualidade da Fronteira com outros lugares e instituições. A universidade promoveu que recursos fossem destinados à região depois de sua inauguração. 

Passados os trâmites de instalação da universidade, a busca é por maior integração internacional. O diferencial da Unipampa é a reitoria descentralizada. Cada campus - São Borja, Alegrete, Bagé, Livramento, Uruguaiana, etc - é responsável por um órgão universitário. A parte tecnológica, por exemplo, se encontra em Alegrete, enquanto o campus de São Borja concentra o atendimento aos alunos.

"Essa lógica multicampos nos torna únicos e temos que aproveitar esse grande potencial", disse o vice-reitor.

Todas as pesquisas da Unipampa são aplicadas conforme as características e necessidades da região. Ao responder pergunta sobre como fixar os alunos na região após a formatura com emprego e renda, o vice-reitor respondeu que estão sendo criados núcleos dentro das faculdades para aproximar os alunos e profissionais do mercado de trabalho, a partir de agências de estágio e emprego.

"O pessoal já começa a estagiar e trabalhar na região. Temos uma estrutura de estágio e começamos a inserir profissionais no mercado a partir do relacionamento direto por convênios com instituições e empresas", garantiu Hoppen.

O vice-reitor relatou dificuldades em algumas cidades para conclusão da estrutura das faculdades, porque não há grandes construtoras na região que garantam entrega de obras de infraestrutura no prazo. A Unimpampa já emprega mais de mil pessoas nas faculdades da região.


O presidente da Força Verde, Lélio Falcão, e o vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui, compuseram a mesa.

Faixa de Fronteira Audiência pública aborda os problemas do setor arrozeiro, integração e desenvolvimento da Fronteira


 

A audiência pública da ALRS chamada pela Força Sindical-RS no 3º Seminário da Faixa de Fronteira em Uruguaiana começou na manhã desta sexta-feira com uma participação positiva do público em geral. A audiência trata da Vivificação da Fronteira e conta com a participação do público em geral e de entidades como a OAB, Associação dos Arrozeiros, Força Verde e Federarroz.

O presidente da Força Sindical-RS abriu os trabalhos e disse em seu discurso que a central tem grande interesse em discutir a Faixa de Fronteira. Ele lembrou que em 2010 o Conselho do Mercosul sugeriu que as regras da faixa, que a tornam de exclusão, fossem extintas da legislação e que os países fossem realmente integrados numa área de livre comércio. No entanto, nada evoluiu nessa direção.

Janta também criticou a ausência dos presidentes e suplentes das quatro comissões da ALRS que aprovaram a audiência. O único representante presente foi o deputado estadual Frederico Antunes, que também é vice-presidente da Assembleia. As comissões que integram a audiência são: Mercosul, Meio Ambiente e Saúde, Economia e Finanças e  Agricultura, Pecuária e Cooperativismo.

"Queríamos que os presidentes das comissões estivessem aqui, que sentissem na pele a distância da Fronteira. É com muito pesar que lamentamos a ausência dos demais presidentes, porque o deputado Frederico Antunes está sozinho representando a ALRS", disse o presidente da central.

O presidente do Legislativo local, Ronnie Mello, mais uma vez agradeceu a central por promover o evento e escolher a cidade para realizar o seminário. Ele informou que a questão dos problemas da produção do arroz foi proposta para discussão pelo vereador Gilberto Risso. "Temos um problema sério do preço do arroz  e da concorrência desleal. O principal dessa discussão é a falta de políticas públicas também para o setor da pecuária", disse.

Segundo o vereador Ronnie, o arroz gaúcho não está recebendo a valorização que merece pela sua qualidade. O arroz deveria ser vendido a R$30 a saca e é vendido a R$17, pouco competitivo com o produto argentino, que além do valor, recebe incentivos do governo que o Brasil não recebe.

O vice-cônsul Lucas Brandão prestigiou a audiência.

Em sua fala, o deputado Frederico Antunes também agradeceu a Força Sindical-RS por "ajudar a agrupar forças políticas pela geração de emprego e renda em regiões que sofrem concorrência desleal, como no caso da Fronteira".

"A Força Sindical tem sido a bandeira que nos agrupa e nos leva a discutir com mais objetividade", disse Antunes.

O deputado saudou os vereadores dos municípios presentes e destacou a importância da União dos Vereadores da Fronteira. Comentou que falta disposição de agentes políticos para fazer mais do que falar. "Os demais deputados reconhecem nossas demandas mas não as colocam como prioridades simplesmente porque não são da região e não vêm aqui", criticou.

Segundo ele, a desculpa do tempo e da distância impede o maior envolvimento dos deputados com as demandas de São Borja, uruguaiana, Itaqui, São Gabriel, Quaraí, Livramento. "Somos defensores do atendimento urgente de medidas para os produtores de arroz. Estamos aqui para ouví los", afirmou.

Frederico informou que durante a tarde será entregue um documento ao presidente da Câmara Federal, Marco Maia, exigindo urgência de medidas para a região e o setor do arroz.

Faixa de Fronteira Palestrantes discutem números do emprego e investimentos da região da Fronteira

 
Franzoi em pé 
A primeira palestra da tarde continuou sobre o tema Trabalho na Fronteira com os convidados. O supervisor técnico do Dieese Ricardo Franzoi abriu os trabalhos traçando a evolução do emprego na Faixa de Fronteira. Ele apresentou dados que demonstram o grande número do mercado informal de emprego na região. "Há uma grande possibilidade do trabalhar estar no mercado informal e não estar nas estatísticas", disse Franzoi.

Segundo o técnico, também não cabe mais a expressão Metade Sul, porque existe uma necessidade latente e particular da Fronteira. Ele sugere que o governo estadual crie a Secretaria da Fronteira para tratar dos problemas da região.

Em municípios como São Borja, Bagé, Quaraí, Barra do Quaraí e Alegrete a taxa de emprego formal é de 20%. Outros lugares como Candiota apresentam melhores dados de emprego porque a aumentou a fiscalização do Ministério de Trabalho e Emprego para a formalização em carteira assinada, informou o presidente da  Força Sindical-RS, Clàudio Janta.

 Franzoi falou ainda na importância de fixar o desenvolvimento nas cidades, não adiantando só empresas se instalarem e deixarem investimentos nos municípios e nem investir na qualificação profissional dos trabalhadores. Outra questão importante é diversificar a economia para não ficar dependente de um tipo de atividade apenas. 

Já o economista Mário de Lima, assessor da Força, abordou os aspectos econômicos oriundos de transferências e rendas que impactam direto nos cofres municipais. Segundo ele, 21% da receita de cidades como Uruguaiana e Quaraí contam com os repasses federais do Fundo de Participação Municipal, representando parte significativa no orçamento dos municípios. Mário sugere promover um desenvolvimento endógeno para manter a população na Fronteira. Citou ainda a valorização e melhoria das virtudes locais, o desenvolvimento de cadeias produtivas de forma transversal com os três entes da federação.

A lei que define a região de fronteira e que a exclui dos outros polos de desenvolvimento do Estado foi amplamente criticada pelas palestras da tarde. Segundo o economista a lei dos anos 1970 representa a exclusão institucionalizada.

Por fim, Mário sugeriu que o governo estadual adote as questões da região da Fronteira em uma câmara temática do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Mário disse que depender do fundo de participação não é positivo para o município.

"O desenvolvimento da região depende de uma articulação de todos os atores sociais e que seja feita de forma multidisciplinar. É uma região em situação delicada, cujas projeções não são otimistas", afirmou.

O presidente Janta comentou a palestra de Mário e afirmou que o evento não mudará de lugar, pois interessa à Força promover a inserção da região no mundo do emprego e da renda. 

Faixa de Fronteira Janta apoia criação de Free Shop em São Borja

Jeovane entrega documento para Janta 
O vereador de São Borja Jeovane Contreira entregou ao presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, um documento em que solicita apoio ao município para ser autorizado para criação de uma Zona de Processamento de Exportação - ZPE. Além disso, requer também que São Borja seja beneficiada como cidade inclusa no projeto que permite a instalação de Free Shop.

O presidente Janta acolheu o material e afirmou que estará do lado do município e lutará pela aprovação urgente do projeto na ALRS, na Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da ALRS. A documentação dá conta de que o tema já foi debatido na Assembleia. O vereador Jeovanne participa do Seminário sobre a Faixa de Fronteira junto com outro vereador do município, o Farelo Almeida.

Faixa de Fronteira Tenda da Força Sindical-RS distribui brindes durante o seminário


A Força Sindical-RS está com uma tenda montada em frente da Câmara de Vereadores de Uruguaiana. No local, são distribuídos brindes como leques, calendários, canetas e chaveiros para quem passa pela rua na região central da cidade, durante a realização do 3º Seminário sobre a Faixa de Fronteira.

Os colaboradores da central ficam no período da tarde e da manhã recepcionando quem chega para participar do evento ou quem está simplesmente passando por ali.

No saguão de entrada da Casa do Legislativo continua acontecendo a mostra fotográfica "O Olhar do Trabalhador sobre o Bioma Pampa", com imagens que retratam o trabalho no ecossistema e as influências das culturas no ambiente. A exposição segue até amanhã.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Evento Seminário sobre a Faixa de Fronteira inicia com mostra fotográfica e presença de lideranças

 
Janta, junto com diretores, lideranças sociais e vereadores de Uruguaiana e São Borja 
A Força Sindical-RS iniciou hoje os trabalhos do Seminário sobre a Faixa de Fronteira em Uruguaiana, durante a abertura da mostra fotográfica "O Olhar do Trabalhador sobre o Bioma Pampa", na Câmara dos Vereadores do Município. Também iniciou no final da tarde o credenciamento dos participantes. Muitos vereadores realizaram inscrições, como os do município de São Borja.

Coube ao presidente da Força Verde e diretor organizador do seminário, Lélio Falcão, fazer a primeira fala do evento. Segundo Lélio, as fotografias da mostra mostram a natureza dos municípios da Fronteira e seu ecossistema natural e social, retratando também a "mão do trabalhador e sua influência na composição do bioma".

"Sem a criação de animais e o cultivo das plantações no bioma, o pampa não seria como é. Agradeço à Câmara de Vereadores de Uruguaiana, que mais um ano nos recebe para discutirmos o desenvolvimento dos municípios da Fronteira", disse.

O presidente do Legislativo uruguaianense, vereador Ronnie Mello, prestigiou a mostra e destacou o empenho da Força Sindical-RS em não se contentar em ser apenas uma central de contestação, mas também ser uma central que se preocupa com grandes questões sociais, como o desenvolvimento regional . 

"A Força busca a geração de emprego e renda na sua prática cotidiana. O foco da central leva em consideração viés ambiental e nisso se vê a importância da Força Verde, este braço da Força Sindical", afirmou Mello.

O presidente da central, Clàudio Janta, agradeceu a acolhida de Mello e do vereador Rogério Moraes, que estava presente na solenidade e é um companheiro das lutas da Força Sindical.

"Para nós é função da cerntral não ficar só num agrupamento sindicalista, mas discutir, por exemplo, por que os jovens não ficam na região quando fazem faculdade. Discutir por que não há estágio em medicina, em administração, em engenharia nos municípios da Fronteira. Não adianta trazer faculdade para cá se não tiver emprego e onde estagiar", argumentou Janta. 

Janta disse que por essas razões a central realiza o evento, para que a Fronteira deixe de ser uma região de exclusão, diante da realidade de que na verdade o espaço é rico em recursos naturais e humanos, mas falta vontade e empenho político para desenvolvê-lo.

"Quero cumprimentar também o presidente da Casa do Povo por abrir suas portas a esse debate", concluiu Janta.

O vereador Moraes disse na presença de toda a equipe de apoiadores e diretores da Força Sindical-RS que se sentissem em casa: "Valorizamos muito vocês, essas pessoas que fizeram essa maratona de atravessar o Estado para tratar de um tema tão importante para o povo da Fronteira, a casa é de vocês e espero que tenhamos grandes resultados", disse.

terça-feira, 22 de março de 2011

Sindicalismo internacional Secretário de Relações Internacionais da Força Sindical debate desafios globais dos trabalhadores na Argentina

 
O presidente do Sindec e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, está em Mar Del Plata, na Argentina, onde participa do Seminário Internacional da CTA (Central dos Trabalhadores da Argentina).

O evento faz parte do 1° Congresso Nacional Federal, que se realizará de 23 a 24 de março, amanhã e quinta-feira.

Na foto, o secretário Internacional da CTA, Rodolfo Aguirre, discute o tema em debate no evento, que aborda os desafios globais na agenda da classe trabalhadora.

Homenagem Força Sindical recebe homenagem pelos seus 20 anos da Câmara de Vereadores de São Leopoldo

 
O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, recebeu homenagem ontem em sessão solene na Câmara de Vereadores de São Leopoldo pelos 20 anos da Força Sindical, completados no dia 8 de março.

O município de São Leopoldo é um dos mais prósperos do Rio Grande do Sul, tanto economicamente, como culturalmente. Inicialmente povoada por açorianos, já era um vilarejo quando em 25 de julho de 1824 a primeira leva oficial de imigrantes alemães chegou ao Brasil, enviada por Dom Pedro I com a intenção de povoar a região.

Atualmente, está situado entre os dez mais expressivos no PIB do Rio Grande do Sul, e possui um diversificado parque industrial globalizado - do setor coureiro calçadista a empresas de alimentos - além de expressivo setor comercial e de serviços.

Há diversas líderes mundiais multinacionais instaladas na cidade como as alemãs STIHL, SAP, ENSINGER e GEDORE. Situa-se também na cidade o maior pólo de informática do estado do Rio Grande do Sul, vinculado à Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Por essas razões a Força Sindical se orgulha muito da homenagem recebida pelo Legislativo do município, parte da Grande Porto Alegre.

Na mesa principal da solenidade de ontem estavam  o vereador proponente da homenagem, Fernando Henning (PPS); o homenageado que representou a Força Sindical, presidente Clàudio Janta; a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Aida de Souza; a presidente do Dem, Cristina Santos; o presidente do PSDB, Cláudio Giacomini; o presidente do PHS, Jorge Brilhante; a vereadora do PDT Jani Batistelo; e o vereador do PDB Geraldo Passos.

O vereador Fernando Henning destacou em seu discurso que a homenagem evidencia que a Câmara de São Leopoldo está junto com as campanhas e lutas da central, destacando o importante papel social da Força Sindical. "Ficamos muito satisfeitos pela luta em prol do aumento do salário mínimo, não posso deixar de compactar com as bandeiras da Força, que é contra os impostos. Por tudo isso, aplaudimos o trabalho realizado pela central", afirmou, entre aplausos.

Ele não deixou de citar as bandeiras de maior luta da Forçla, como a qualificação profissional. "Em São Leopoldo não temos pessoal qualificado para ocupar as vagas disponíveis. Temos que juntar nossas forças para qualificar o povo. Estamos precisando desta parceria com a Força Sindical para ter uma visão melhor do futuro. Este é o reconhecimento de cada um de nós pelas lutas e pelos esforços. Contem com cada um de nós para que tenhamos um futuro bem melhor", disse.
 
O presidente Clàudio Janta emocionou-se com o reconhecimento dos vereadores de São Leopoldo e agradeceu o apoio às bandeiras de luta da central. "Temos que preparar  esta gama de trabalhadores sem qualificação, temos que reativar as escolas técnicas. Agradecemos aos vereadores da Câmara pela grande e importante homenagem que não é para mim e sim para os trabalhadores. Estamos muito felizes e satisfeitos pelo reconhecimento à credibilidade da central", afirmou.
 
A vereadora Aida de Souz agradeceu a ajuda que a Força presta, agradeceu o amparo e parabenizou os sindicalistas presentes. Já Jani Batistelo disse que estava muito alegre em homenagear Janta. "Como mulher, ressaltamos nossas conquistas e nossas lutas, me sinto honrada por estar aqui fazendo minha homenagem sincera e singela por todas aquelas que lutam por seu espaço na sociedade", disse.
 
Cláudio Giacomini.Cristina Santos também disse estar lisongeada, assim como. "É a central mais atuante, parabenizo o proponete e a Força Sindical pelo excelente trabalho realizado", disse.
 
Geraldo Passos também parabenizou a Força: "Que continue sempre na luta pelos menos favorecidos pois só assim conquistaremos melhores condições de trabalho e distribuição de renda", destacou.
 
No final da solenidade, o presidente Janta recebeu uma placa.


Com informações da Força Sindical-RS e da Wikipedia.

Informe DIEESE RS Balanço das Negociações Salariais do RS em 2010

 
O DIEESE divulgou o Balanço das Negociações Salariais no RS em 2010. As negociações salariais revelaram que 87,1% das convenções coletivas de trabalho resultaram em ganho real para os trabalhadores, com aumentos que superaram a reposição das perdas em cada data-base. Em 2009, 85,7% das categorias conseguiram ganho real além da variação do INPC-IBGE. Os dados refletem o ambiente de crescimento econômico do país e a manutenção da inflação em baixos patamares.

Confirmando a tendência já apontada por ocasião do balanço das negociações do primeiro semestre, os reajustes salariais em 2010 lograram em sua maioria resultados reais, refletindo o ambiente de crescimento econômico do país e manutenção da inflação em baixos patamares.

As negociações salariais realizadas no Rio Grande do Sul revelaram que 87,1% das convenções coletivas de trabalho resultaram em ganho real para os trabalhadores, ou seja, fixaram índices de reajustes superiores aos percentuais necessários à reposição de perdas salariais em cada data-base.

Em 10,0% dos casos, o reajuste foi igual ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) calculado pelo IBGE, do período. O resultado observado foi melhor que no ano anterior, em que 85,7% das categorias conseguiram ganho real.

Quando se considera a distribuição dos reajustes salariais iguais e inferiores à variação do INPC-IBGE, observa-se que em 10,0% foi igual ao INPC e 2,9% foi inferior. Em 2009, foram 11,4% e 2,9%, respectivamente.

Acompanhe detalhes no arquivo em anexo.
 
 Arquivo Anexado: RS - Balanco Anual das Negociacoes 2010.doc

Força Jovem Força Jovem cria o site da CSA durante encontro em SP

Tiego de camisa branca ao fundo 
O secretário nacional da Juventude da Força Sindical, Jeferson Tiego, está em São Paulo reunido com jovens sindicalistas sul americanos debatendo as novas tecnologias. Hoje, foi criado o site daConfederação Sindical das Américas (CSA).

Ontem foi discutido como as redes sociais podem ser usadas a favor da juventude trabalhadora. "Ainda socializamos entre os países membros da CSA como cada um vê e trabalha a questão das redes sociais. Percebemos que cada um tem uma maneira e um jeito de trabalhar as novas tecnologias", contou Tiego.
 

Força Jovem Força Jovem programa Confederação Sindical das Américas e debate as NTICS

 
Tiego no meio de dois colegas sindicalistas 
O secretário da Força Jovem, Jeferson Tiego, encontra-se em São Paulo realizando o planejamento de atividades da secretaria e participando de debates de interesse dos jovens. Tiego está sediado na Força Sindical-RS e viajou também para a reunião da juventude da CSA (Confederação Sindical das Américas).

"Estamos reunidos em São Paulo na sede da CSA no Brasil, discutindo novas tecnologias no mundo sindical", afirmou Tiego.

A juventude da Força sindical debate, juntamemte com as demais centrais sindicais da América Latina, o impacto das novas tecnologias (NTICS) e como os movimentos sindicais devem se utilizar delas no mundo do trabalho.

Outro ponto de discussão, conforme informa Tiego, é se a internet substituirá a televisão e o rádio no futuro.

Metalúrgicos Sindicato dos metalúrgicos negocia com GM e sistemistas

 
Uma assembleia geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí tratou das negociações salariais e melhorias na condição dos trabalhadores para General Motors e empresas sistemistas. O encontro contou com a presença de aproximadamente 70% dos trabalhadores sindicalizados e o objetivo foi discutir a pauta de reivindicações da próxima negociação com as empresas do complexo automotivo.

Segundo o diretor de assuntos jurídicos do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Edson Dorneles, uma próxima reunião com as empresas acontecerá no complexo automotivo da GM no dia 22 de março às 11h. As reivindicações do sindicato estão diversificadas em dezoito itens que abordam, prin cipalmente, assuntos econômicos.

- Entre os diversos itens temos, por exemplo, pedido de reajuste de 12% considerando a reposição da inflação mais aumento real. Além disso PPR de R$ 7.000,00 nas metas de 100% da GM e de R$ 3000,00 para as sistemistas, correção de 50%, redução ou limite da velocidade de linha e pagamento do Descanso Semanal Remunerado sobre 220 horas - cita.

A data-base requerida pelo sindicato é 1º de abril independente da natureza de norma coletiva que vier a ser firmada.

Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí

O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí representa aproximadamente 2.800 funcionários dos setores metalmecânico, eletroeletrônicos, autopeças e montadoras de automóvel. Abrange aproximadamente 300 empresas do município de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, entre elas a Montadora da General Motors.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí

Cultura Três bandas animam o lançamento do El Mapa de Todos


Senhor F e integrantes da banda Ini, ontem no Opinião 
Com apoio da Força Sindical-RS, festival de bandas voltado para a integragação sulamericana na área de música reuniu bom público ontem em seu lançamento no Bar Opinião, em Porto Alegre. A festa foi animada pelas bandas Los Vespas, de Viamão, Banda Ini, de Sorocaba (SP), e Apanhador Só, de Porto Alegre. O festival será entre os dias 12 e 14 de abril e colocará no palco do Opinião 15 bandas com o melhor do rock independente da América do Sul. O evento conta também com seminários.

O organizador do El Mapa de Todos, Fernando Rosa, o Senhor F, estava muito satisfeito com a receptividade ao evento pelo público jovem. Ele espera um público maior ainda que o de ontem para os três dias de festival. O valor do ingresso será de R$10. 

Os seminários ocorrerão na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro de Porto Alegre) e a Força Sindical-RS coordenará sua atividade no dia 14/04, às 16h, com o tema Qualificação Profissional - Gestão, políticas públicas e uso da internet.

Acompanhe a programação completa:

12/04 Martes - Terça-feira

    * 21h REINO ELéTRON Brasil
    * 22h50 GEPE Chile
    * 21h50 ARTHUR DE FARIA E SEU CONJUNTO Brasil
    * 23h50 XOEL LOPEZ - PABLO DACAL - FRANNY GLASS Espanha - Argentina - Uruguai
    * 00h50 FRANK JORGE E BANDA Brasil


13/04 Miercoles - Quarta-feira

    * 21h SOCIEDADE BICO DE LUZ Brasil
    * 22h50 CONTRA LAS CUERDAS Uruguai
    * 21h50 DO AMOR Brasil
    * 23h50 LOS MENTAS Venezuela
    * 00h50 WANDER WILDNER Brasil


14/04 Jueves - Quinta-feira

    * 21h WATSON Brasil
    * 22h50 LOS NEGRETES Mexico
    * 21h50 SUPERGUIDIS Brasil
    * 23h50 EL MATO A UN POLICIA MOTORIZADO Argentina
    * 00h50 MACACO BONG Brasil

Seminários:
11/04 Lunes - Segunda-feira
14h30 INTEGRAÇÃO PELA MÚSICA Coordenação: Casa de Cultura Mário Quintana

12/04 Martes - Terça-feira
14h ESPANHOL X PORTUGUÊS - UMA FALSA BARREIRA PARA A INTEGRAçãO Coordenação: INSTITUTO CERVANTES Álvaro Martínez-Cachero Laseca (Diretor)

13/04 Miercoles Quarta-feira
14h CIRCULAÇÃO INDEPENDENTE – FESTIVAIS E A MúSICA PóS-INTERNET Coordenação: ABRAFIN - Fabrício Nobre (Diretor de Relações Internacionais)

14/04 Jueves Quinta-feira
16h QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – GESTãO, POLíTICAS PúBLICAS E NOVAS FORMAS DE ATUAR Coordenação: FORÇA SINDICAL – Clàudio Janta (presidente)

Mais informações em: http://www.elmapadetodos.com.br/po/index.php

Esporte Atleta Ioran participa de competição na Espanha

 
O atleta sogipano e da seleção brasileira Ioran Fernandes Etchechury participou do 41º Campeonato Mundial de Cross Country, realizado no último domingo (20), na cidade de Punta Umbria, na região de Andaluzia, no litoral sul da Espanha. A seleção brasileira competiu com três equipes completas, selecionadas no Sul-Americano de Assunção, no Paraguai: adulto masculino, adulto feminino e juvenil masculino.

O atleta Ioran, que compete na categoria Juvenil masculino, ficou em 59º, com o tempo de 25:17.

Ioran recebe apoio da Força Sindical-RS.


O treinador da equipe nacional, Ricardo Angelo, considera que "a participação da equipe na competição foi importante, como preparação para os grandes eventos do Atletismo na temporada".

segunda-feira, 21 de março de 2011

FSM 2012 Comitê do FSM Porto Alegre se reúne e marca plenária

 
Na última sexta-feira, houve reunião do Comitê Pró-Fórum Social Mundial em Porto Alegre. O secretário da Força Jovem, Jeferson Tiego, participou do encontro e afirmou que a reunião avançou na organização do fórum em 2012 na Capital dos gaúchos.

O comitê Porto Alegre marcou uma plenária com entidades sindicais, movimentos sociais, ongs e demais membros da sociedade para debater os eixos temáticos e os diferentes grupos de trabalho da próxima edição do evento.


Na próxima plenária, também será definido o logotipo e demais temas pertinentes ao FSM.

Força do Pensamento Deputada Manuela destaca importância das centrais na democratização da banda larga

 
Manuela assina o mural da Força 
A palestra da deputada federal Manuela D´ávila sobre Banda Larga durante o 1° ciclo de debates Força do Pensamento foi uma das que mais empolgou os presentes. Ao relatar como está tramitando o projeto da Banda Larga no Congresso, a deputada destacou a importância da atuação das centrais sindicais na democratização da banda larga e do uso da internet na atualidade. Ela elogiou a iniciativa da Força Sindical-RS ao organizar um evento conectado com as grandes questões da realidade. "Entidades de classe tem que dialogar sobre os problemas do povo. A Força inova ao trazer este debate ", afirmou.

Manuela fez questão ainda de assinar o mural de autógrafos da Força Sindical-RS.

Ela parabenizou a entidade através do presidente Clàudio Janta. Acompanhada em sua explanação atentamente pelos presentes, Manuela foi muito solícita às dúvidas que respondeu após sua explanação. A maioria das questões dizia respeito à democratização do acesso da população, como será implantado o projeto e como está a tramitação do Vale Cultura.

O gosto do brasileiro pelas novas tecnologias é um diferencial para o aumento do acesso da população à internet. As lan houses são um exemplo disso, pois estão democratizando o uso pela população. Assim, as lan Houses são vistas com papel importante em orçamento participativo das cidades.

Sobre isso, Manuela foi taxativa: "Independente da vontade dos governos a democratização está acontecendo por causa das lan houses".

No final do evento, a deputada destacou que a pela internet qualquer pessoa produz sua própria informação, por isso essa ferramenta na democratização da comunicação é revolucionária. 

Aguarde informações sobre o 2º ciclo de debates Força do Pensamento. A iniciativa é da Força Sindical-RS e visa discutir questões da atualidade enfocadas no mundo do trabalho.

Força do Pensamento Palestras sobre Banda Larga concluem a primeira edição do evento

Ubertam, Tiego e Manuela 
A última rodada do 1º ciclo de palestras Força do Pensamento abordou a Banda Larga  (A internet e a democratização da cultura) e teve como palestrantes Manuela D`avila - Deputada Federal - e Lucio Ubertan - Representante da Sec. de Comunicação do Gov. do Estado do RS.

A mediação foi do secretário da Força Jovem, Jeferson Tiego.

Ubertam apresentou o projeto de governo digital 2.0 do governador eleito Tarso Genro e afirmou que o objetivo do uso das ferramentas é aumentar o contato direto da população com o governo estadual. Ele citou os programas digitais e ressaltou a importância das lan houses no Estaedo. Disse que o governo vê na interatividade da internet um foco de cobrança da sociedade em relação a suas ações 

Já a deputada Manuela D´Avilla destacou os avanços do projeto Banda Larga, do qual é relatora do projeto na Câmara. Garatniu que o nteresse nos trabalhadores é maior do que pelos empresários no governo federal do Brasil. "Pela internet qualquer pessoa produz sua própria informação, é uma ferramenta na democratização da comunicação", destacou a deputada.

Além disse, afirmou que a internet proporciona a facilidade de produzir conteúdo e que essa é a grande sacada no Brasil.

"Janta, quero parabenizar a iniciativa da Força Sindical-RS", disse.

O presidente Janta saudou os participantes e avaliou positivamente a realização do primeiro ciclo.

"Fizemos este evento para destacar a importância do trabalhador estar inserido no mundo da cultura. Atividades como essa nos fazem crescer como seres humanos", concluiu.

Força do Pensamento Economia da Cultura reflete a valorização da identidade local

 
Mário, Dirnei e Paulo 
A tarde foi de mais debates do 1º ciclo de debates do Força do Pensamento, realizado na sede da Força. A terceira parte do evento contou com o eixo temático Economia da Cultura - 14h (A cultura como geração de emprego e renda), com dois palestrantes.

A mediação foi de Dirney Messias

O primeiro a falar foi o economista Mario Lima, assessor da Força Sindical-RS, que abordou a Economia da Cultura sob um aspecto mais teórico, afirmou que bens culturais são intangíveis e que incluem toda a sociedade e todas as classes. 

Por outro viés, Paulo de Tarso - Diretor Técnico da Agenda 2020 - disse que há várias maneiras de se promover a inclusão cultural de maneira estratégica, entre elas a valorização da cultura local.

"O Guri de Uruguaiana, por exemplo, é algo muito original e que diverte, embora seja um entretenimento com aspectos locais da Fronteira", disse, ao comparar com as atrações de Gramado.

Ambos os palestrantes apresentaram dados da economia cultural do Brasil, como lucros, número de trabalhadores e índices de crescimento.

O Força do Pensamento continuou mais tarde com duas outras palestras.
 

Força do Pensamento Leis de Incentivo à Cultura são tema da segunda parte do ciclo de palestras


Cáurio, Jaqueline, Santi, Margarete e Assumção 
A segunda rodada do Força do Pensamento teve três palestrantes que trataram do eixo Leis de Incentivo à Cultura (Descentralização e democratização do acesso). O primeiro a falar foi Álvaro Santi - Representante da SMC Porto Alegre - que destacou o papel da Xecretaria Municipal da Cultura de Poa no incentivo a produção cultural. 

A mediação foi de Jaqueline Sanchotene.

Santi apresentou dados estatísticos das produções e o nível de exclusão das pessoas no acesso cultural. Também abordou os tipos de fundos e incentivos, privados e públicos, de projetos culturais. A grande novidade da palestra de Sandi foi a criação do Observatório da Cultura pela Prefeitura.

Uma das palestras mais interessante foi a de Vinícius Gentil Cáurio - Presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculo e Diversão do RS - que colocou a situação e condição dos trabalhadores do setor cultural em debate. Questões como segurança do trabalho foram muito discutidas, especialmente porque é alto o número de acidentes de trabalho no ambiente cultural e isso não é tratado na sociedade. Cáurio defende que as leis de incentivo destinem uma parcela para o trabalho dos profissionais do meio cultural.

Jeferson Assumção - Secretário Adjunto de Cultura do Estado do RS - abordou a questão da cultura sob a ótica do consumo e sob a ótica do acesso. Segundo ele, há um grande déficit no Brasil de infraestrutura cultural, especialmente bibliotecas, museus e teatros. O governo estadual pretende estimular novas práticas de políticas públicas de cultura, considerando a cidadania cultural do trabalhador.

A última palestrante foi Margarete Moraes - Coordenadora da Região Sul do Ministério da Cultura - que tratou de questões técnicas para concorrência por financiamentos junto ao governo federal. Margarete explicou os mecanismos do novo programa do Minc, o Pronac, e do Sistema Nacional de Cultura que vai gerenciar a função da cultura a nível nacional, estadual e municipal.

Ela elogiou a iniciativa do Força Sindical-RS e a titulação do evento: "Fiquei muito feliz com o nome do ciclo de palestras Força do Pensamento", disse Margarete Moraes.

Força do Pensamento Debate sobre Vale Cultura abre 1º Força do Pensamento

 
Pieira, Barbosa e Janta 
O 1º ciclo de debates e palestras Força do Pensamento iniciou na manhã desta sexta-feira com bom público. Participaram com perguntas aos palestrantes os sindicatos da região metropolitana e do interior do Estado filiados à Força Sindical-RS, além de convidados. O presidente da Força Sindical, Clàudio Janta, inaugurou os trabalhos afirmando que a iniciativa busca resolver a "inquietude do trabalhador ao não compreender por que não tem acesso a bons espetáculos, shows, livros e maior acesso à cultura, sendo que muitas atividades tem financiamento público e dependem de seu próprio trabalho". 

O diretor da Força Luis Carlos Barbosa também compôs a mesa.

"Quando nos sentimos ignorantes sobre algo, vamos atrás para resolver isso. Por isso, nós trabalhadores estamos aqui para discutir e entender por que não conseguimos ir ao cinema, por que grandes circos visitam nossa cidade e não podemos prestigiar", afirmou.

Janta citou ainda a exclusão cultural e as dificuldades de sustento dos profissionais de cultura enquanto grandes empresas lucram muito.

A primeira mesa foi sobre  Vale Cultura (Aprovação e Implementação), com a palestra de Jorge Pieira - Secretario Substituto da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura. Ele explicou que o vale será destinado a pessoas que têm vínculo empregatício e ganham até cinco salários mínimos. O projeto está tramitando na Câmara Federal e deve chegar ao trabalhador ainda em 2011. O Vale Cultura terá valor de R$ 50,00 e será usado para obter ingressos, teatro, cinema, cursos, livros, cds, etc.

"O movimento sindical terá um papel importante na pulverização dessa política, que é muito importante para o trabalhador. O trabalhador tem direito à cultura", disse Janta.

A abordagem do superintendente do Minc produziu perguntas entre a plateia, às quais foram respondidas por Pieira, elucidando as dúvidas dos presentes.

Segundo Pieira, cortes do orçamento reduziram os investimentos do Minc, mas o ministério pretende priorizar a implementação do ticket cultural no país até o final do ano.

Evento Lançamento do V Congresso da Cidade é na próxima quinta-feira (24)

 
Na manhã desta quinta-feira, aconteceu reunião da organização do V Congresso da Cidade, que contou com a participação do secretário da Força Jovem, Jefferson Tiego. Ele participa da comisão de eventos da conferência, da coordenadoria executiva e do conselho que ficará responsável pelo debate sobre economia solidária. Além disso, Tiego informou que participarão quatro universidades - UFRGS, ULBRA, PUCRS e Unisinos -, ficando cada uma responsável por um eixo da programação.

O V Congresso da Cidade ocorre em novembro na Capital.

No dia 24, próxima quinta-feira, haverá o lançamento do V Congresso da Cidade, que terá a palestra "Cuidando da Cidade", com Lama Padma Santem, às 9h30min, no Auditório do Ministério Público do RS (Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 80, Bairro Praia de Belas). O lançamento ocorre na Semana de Porto Alegre.



Confirmações pelo telefone: 51-3289-6660.