sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Nova ponte sobre o Rio Guaíba será a construção de um sonho para os gaúchos

Um antigo sonho dos gaúchos deve se realizar em breve. A presidente Dilma Rousseff anunciou, no Cais do Porto, em Porto Alegre, um grande avanço para o povo do Rio Grande do Sul, da Metade Sul do nosso estado, que é a nova ponte sobre o Rio Guaíba.

A estrutura será erguida com recursos exclusivamente públicos – estimados em  R$ 900 milhões – e terá um vão livre de 36 metros, o que vai possibilitar o tráfego fluvial mesmo que ocorram grandes cheias. Além disso, a nova ponte terá duas pistas em cada sentido, mais uma área de acostamento e uma faixa adicional de segurança.

A construção da nova ponte, que será implantada a partir de 2014, foi uma das promessas da campanha presidencial de Dilma e deve solucionar o gargalo logístico entre a Região Metropolitana e a Metade Sul do estado. 




A ponte que existe atualmente foi inaugurada em 1958 e possui um vão central suspenso para a passagem de navios, o que interrompe temporariamente o tráfico de veículos.

Esta ponte vai facilitar o acesso das pessoas, vai facilitar que a produção escoe, vai facilitar a vida e o dia a dia das pessoas que depende de atravessar esse rio, que depende da ponte velha estar levantada ou não.

O povo da região metropolitana, da costa doce do nosso estado, agradece esse anúncio, a esse investimento que vai ajudar a desenvolver toda essa região e vai ajudar a fazer fluir os sonhos e a produção de toda a Região Sul do nosso estado.


*Clàudio Janta

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Implantação de free shops deve ampliar o desenvolvimento das cidades fronteiriças

Milhares de brasileiros desfrutam dos produtos importados nas cidades uruguaias, enquanto várias cidades da região de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai sofrem com a falta de desenvolvimento e progressão econômica. Vemos a riqueza dos nossos hermanos crescer a partir de consumidores verde-amarelos.

Em 2010, por exemplo, calcula-se que foram gastos em torno de 250  milhões de dólares, em compras de bebidas, tênis, perfumes e outros produtos adquiridos nas lojas francas uruguaias.

Este cenário deve mudar a partir desta semana. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, foi aprovado na pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). A proposta segue para a aprovação do Senado.

A fronteira do nosso Estado precisa se desenvolver. Nós sabemos da dificuldade de várias políticas que tem pra fazer essa fronteira desenvolver. A acessibilidade da Fronteira é um dos fatores que dificulta isso, além das leis e outros empecilhos que travam esse investimento como o Bioma Pampa, a Faixa de Fronteira, além da questão de infraestrutura. 




Através de uma reivindicação das cidades de fronteira, conseguimos aprovar o projeto do Deputado Marco Maia, que regulamenta para que o Brasil possa ter os free shops. Isso é importante para aquecer a economia das cidades que nossas cidades de fronteira como Uruguaiana, São Borja, Quaraí, Santana do Livramento, Aceguá, Jaguarão e Chuí concorram igual e não fiquem na dependência do que sobra das lojas francas uruguaias.

Isso vai ajudar a gerar empregos, a fomentar o turismo e ajudar as cidades a desenvolver outras políticas para geração de emprego e renda, além da comercialização dos produtos. 

Esperamos que os lojistas das cidades fronteiriças comecem uma mobilização para que o projeto seja completamente aprovado em 2012. Todos devem lutar, buscar o apoio e mostrar para o Senado e para a sociedade a importância da construção dos free shops.


*Clàudio Janta

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Juventude Socialista e Movimento Negro elegem diretorias no PDT de Porto Alegre

O último sábado, dia 10, foi dia de posse dupla na sede do PDT. Com a presença do deputado federal Brizola Neto, deputada estadual Juliana Brizola e outras lideranças, tomaram posse Natashe Inhaquite, na presidência da Juventude Socialista, e Paulo Roberto Silva, à frente do Movimento Negro.

O ex-presidente municipal da Juventude Socialista, Jonatas Ouriques, conduziu a solenidade, explicando a atuação da Juventude nos últimos dois anos, ressaltando a importância de sua inserção no movimento estudantil, antes de apresentar as novas direções executivas dos dois movimentos. 

Clàudio Janta declarou que o processo marca a volta do PDT às suas origens: "voltando às suas bases, às vilas de Porto Alegre, escolas e universidades, terreiros de umbanda e igrejas e, principalmente, ao setor que eu represento - as portas de fábrica, os canteiros de obra -, fazendo com que os órgãos de ponta do partido estejam firmes e fortes".

A deputada estadual Juliana Brizola ressaltou a expressividade de ambos os movimentos e seu papel no resgate da principal bandeira brizolista: a educação pública de qualidade e o ensino de tempo integral. Juliana comentou a aprovação em primeiro turno da proposta, na última segunda-feira, dia 5: "é a emenda que irá resgatar a educação pública de qualidade no Rio Grande do Sul".

Juliana Brizola destacou a importância do processo eleitoral realizado no partido, salientando que a briga por eleições diretas deve ocorrer em todos os níveis. "A bandeira das eleições diretas deve ser comum e a mais importante para todos os movimentos. Mudanças não vêm de cima; vêm de baixo, e as discussões devem começar dentro do partido", ressaltou a deputada, alertando para a necessidade de maior participação política e protagonismo da sociedade.

O deputado federal Brizola Neto, que também acompanhou o processo eleitoral neste sábado, saudou a todos, referenciando Clàudio Janta como o grande exemplo do movimento sindical e um expoente dentro do PDT nacional. Brizola Neto parabenizou os órgãos de ponta, lembrando que sua expressividade remonta da época do avô, Leonel Brizola, "o que qualifica o PDT como partido de massa, onde o conjunto de forças distingue o partido".

Brizola Neto também ressaltou que o momento demanda diálogo interno e consolidação dos movimentos deve tornar discussão mais plural, reforçando a identidade do partido. "Somos os legatários da história do desenvolvimento brasileiro", afirmou o deputado.

O secretário geral da Juventude Socialista Nacional, Darcy Vieira Gomes, participava da II Conferência Nacional de Políticas Públicas para a Juventude, mas se fez presente para acompanhar o processo eleitoral em Porto Alegre. "O desafio da Juventude é questionar o que está estabelecido e propor o novo. O país não vai viver o pleno desenvolvimento se os jovens em capacidade produtiva não estiverem inseridos num sistema de qualificação e educação eficientes", alertou.









Emenda 29 completa a política de saúde pública brasileira

Há tempo a questão da saúde é um grande gargalo da população. Centenas de pessoas demoram nas filas de espera do atendimento e muitas vezes não chegam a ter acesso à saúde pública. Agora há esperança de que esta situação possa melhorar. 

O Senado aprovou nesta semana, a proposta que regulamenta as aplicações mínimas da União, dos estados e municípios na saúde, como determina a Emenda 29. De acordo com o texto aprovado e que vai à sanção presidencial, em 2012 a União aplicará o empenhado em 2011 mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de 2010 para 2011, somando cerca de R$ 86 bilhões. Os estados, por outro lado, serão obrigados a destinar 12% das suas receitas na saúde, e os municípios, 15%.

Atualmente, governantes de estados e municípios contabilizam como gasto em saúde investimentos em saneamento básico, despesas com merenda escolar e aposentadorias. O projeto aprovado impede a continuidade dessa prática.

Neste projeto ficam definidas como despesas de saúde, a vigilância em saúde, a capacitação do pessoal do Sistema Único de Saúde (SUS), a produção, compra e distribuição de medicamentos, sangue e derivados, a gestão do sistema público de saúde, as obras na rede física do SUS e a remuneração de pessoal em exercício na área.



Isso leva ao aumento do recurso da saúde e os governantes municipais não poderão mais mascarar quando dizem que cumprem a emenda. Sem permitir adendos, será obrigatório realizar a aplicação do recurso somente e excepcionalmente à área da saúde.

Há uma expectativa, não é uma cura, mas trata-se de um remédio bom que pode, com o tempo, estagnar esta doença na saúde pública. A probabilidade é de acabem as esperas por uma consulta nos postos de saúde pelo SUS, melhorando assim o acesso da população a uma consulta médica digna.

Nós lutamos, defendemos e abraçamos a causa, e agora com a emenda 29, acreditamos ser possível e real a melhora da saúde para o povo. 



*Clàudio Janta