segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Juventude Socialista e Movimento Negro elegem diretorias no PDT de Porto Alegre

O último sábado, dia 10, foi dia de posse dupla na sede do PDT. Com a presença do deputado federal Brizola Neto, deputada estadual Juliana Brizola e outras lideranças, tomaram posse Natashe Inhaquite, na presidência da Juventude Socialista, e Paulo Roberto Silva, à frente do Movimento Negro.

O ex-presidente municipal da Juventude Socialista, Jonatas Ouriques, conduziu a solenidade, explicando a atuação da Juventude nos últimos dois anos, ressaltando a importância de sua inserção no movimento estudantil, antes de apresentar as novas direções executivas dos dois movimentos. 

Clàudio Janta declarou que o processo marca a volta do PDT às suas origens: "voltando às suas bases, às vilas de Porto Alegre, escolas e universidades, terreiros de umbanda e igrejas e, principalmente, ao setor que eu represento - as portas de fábrica, os canteiros de obra -, fazendo com que os órgãos de ponta do partido estejam firmes e fortes".

A deputada estadual Juliana Brizola ressaltou a expressividade de ambos os movimentos e seu papel no resgate da principal bandeira brizolista: a educação pública de qualidade e o ensino de tempo integral. Juliana comentou a aprovação em primeiro turno da proposta, na última segunda-feira, dia 5: "é a emenda que irá resgatar a educação pública de qualidade no Rio Grande do Sul".

Juliana Brizola destacou a importância do processo eleitoral realizado no partido, salientando que a briga por eleições diretas deve ocorrer em todos os níveis. "A bandeira das eleições diretas deve ser comum e a mais importante para todos os movimentos. Mudanças não vêm de cima; vêm de baixo, e as discussões devem começar dentro do partido", ressaltou a deputada, alertando para a necessidade de maior participação política e protagonismo da sociedade.

O deputado federal Brizola Neto, que também acompanhou o processo eleitoral neste sábado, saudou a todos, referenciando Clàudio Janta como o grande exemplo do movimento sindical e um expoente dentro do PDT nacional. Brizola Neto parabenizou os órgãos de ponta, lembrando que sua expressividade remonta da época do avô, Leonel Brizola, "o que qualifica o PDT como partido de massa, onde o conjunto de forças distingue o partido".

Brizola Neto também ressaltou que o momento demanda diálogo interno e consolidação dos movimentos deve tornar discussão mais plural, reforçando a identidade do partido. "Somos os legatários da história do desenvolvimento brasileiro", afirmou o deputado.

O secretário geral da Juventude Socialista Nacional, Darcy Vieira Gomes, participava da II Conferência Nacional de Políticas Públicas para a Juventude, mas se fez presente para acompanhar o processo eleitoral em Porto Alegre. "O desafio da Juventude é questionar o que está estabelecido e propor o novo. O país não vai viver o pleno desenvolvimento se os jovens em capacidade produtiva não estiverem inseridos num sistema de qualificação e educação eficientes", alertou.









Nenhum comentário:

Postar um comentário