sexta-feira, 30 de março de 2012

O homem da Força no Rio Grande do Sul

As centrais sindicais e empresários do setor industrial promoveram grande caminhada contra a desindustrialização da economia brasileira, em 26 de março/12, dia em que Porto Alegre comemorava 240 anos de vida. Clàudio Janta, presidente da Força Sindical gaúcha, declarou que a defesa da indústria e dos empregos era um presente que os trabalhadores e suas lideranças – com o reforço empresarial – davam à cidade. Cidadão portoalegrense, o sindicalista observou que a capital do Rio Grande do Sul seria mais alegre com novos empregos na indústria, que equilibrassem a balança que pesa para o comércio e serviços na cidade.

Voltando ao tempo, Clàudio Janta nasceu dias após a Capital celebrar 194 anos de idade e no dia em que fazia dois anos que o Brasil era governado por uma ditadura militar, que – já naquela época – era combatida pela geração que antecedeu a do líder sindical. Naquele 31 de março de 1966, nascia um homem que depois viria a denunciar os desmandos do regime de exceção e um lutador incansável das liberdades democráticas. Foi a geração de Cláudio Janta que atuou decisivamente para que houvesse a Anistia, as eleições diretas para presidente da república (as Diretas, Já!) e que consolidou o maior avanço nos direitos sociais já visto no país na Constituinte de 1988.

Na década de 80, Janta era visto vendendo jornais que denunciavam o autoritarismo, enfrentando a polícia e sendo alvo da ira dos que julgavam ser possível calar uma nação tão grande que hoje ostenta a posição de sexta economia mundial.



A vontade desse brasileiro de mudar o país era tal que ele se uniu aos estudantes e depois aos trabalhadores, com quem atua diariamente, defendendo a causa classista e sendo um embaixador dos direitos sociais. Veio dele a idéia de regular o horário de funcionamento do comércio aos domingos - por meio da convenção coletiva de trabalho dos Comerciários de Porto Alegre - realidade que durou uma década, quando ele coordenava o setor de Fiscalização do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec). 

Uma medida liminar, datada de 02/08/02, atendeu à Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a lei municipal 7.109/92 e retirou da classe o poder de estabelecer um rodízio humano para o trabalho aos domingos, especialmente para uma categoria profissional que não realiza serviço essencial. Segundo o despacho, o município pode legislar sobre horário e não os dias de funcionamento do setor.

Clàudio Janta é hoje presidente da Força Sindical do Rio Grande do Sul e segue perseguindo a justiça social, como nos primeiros dias de sua militância. Graças à gente como ele, os direitos sociais no Brasil são defendidos e não é à-toa que o Sindec é a primeira entidade sindical do mundo a inscrever na convenção coletiva de trabalho da classe a cláusula do Trabalho Decente, uma meta que deve ser buscada diariamente por sindicalistas e trabalhadores do Brasil e do mundo. 

Por isso, o dia 31 de março hoje é lembrado como uma data importante da Semana de Porto Alegre e também o dia do aniversário de Cláudio Janta. Parabéns para todos nós! 

Por: Renato Ilha, jornalista

Governo precisa por fim à indefinição no Ministério do Trabalho

O PDT decidiu esta semana dar um ultimato ao Governo Federal quanto à definição do novo ministro do Trabalho. Questões importantes estão sendo empurradas com a barriga em decorrência da situação precária da pasta, que permanece no limbo há cerca de quatro meses.

Para resolver a questão, comunicamos ontem à ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti que, caso o governo não se decida por um nome até a próxima semana, o PDT abrirá mão da pasta.

Queremos que a presidenta se sinta à vontade para decidir o melhor caminho para a pasta e, por isso, afirmamos que o PDT permanecerá na base do governo, mesmo que o ministério seja passado a outro partido.

Nosso apoio ao governo está baseado nos princípios que elegeram a presidente Dilma, de distribuição de renda e melhoria da condição de vida dos trabalhadores. Enquanto o governo estiver alinhado com esses princípios, nossa luta seguirá na mesma direção.

Já indicamos um nome de peso para o Ministério do Trabalho, o deputado federal Brizola Neto, do Rio de Janeiro. Esperamos que a presidenta Dilma não mantenha por mais tempo essa indefinição, que só prejudica as demandas do trabalhador e do povo brasileiro.

Deputado Paulinho Pereira (PDT-SP)

terça-feira, 27 de março de 2012

Lideranças participam do ato Grito de Alerta: em defesa do emprego e da indústria, em Porto Alegre

O ato unificado das centrais sindicais, entidades empresariais e movimento estudantil, chamado Grito de Alerta: em defesa do emprego e da indústria, ocorreu na segunda-feira, dia 26, em Porto Alegre. 

A passeata mobilizou 10 mil pessoas no trajeto entre o Largo Glênio Peres e a Praça da Matriz. As lideranças reunidas entregaram o documento de alerta à presidência da Assembleia Legislativa do RS, representada pela vice Zila Breitenbach, e ao governador Tarso Genro, que recebeu a comitiva de trabalhadores, empresários e estudantes.

O presidente da Força Sindical-RS Clàudio Janta, fez uma avaliação positiva sobre o encontro com o governador Tarso Genro. O governo estadual distribuiu aos presentes um documento em que lista as ações de gestão em prol da indústria gaúcha. 

O governador Tarso Genro garantiu que entregará o documento Grito de Alerta pessoalmente à presidente Dilma Rousseff.


- O governador deu garantias ainda de que vai mobilizar a bancada na ALRS para que realmente comece a resolver problemas de emprego e renda na indústria gaúcha - disse Janta.

O líder sindical gaúcho destacou que o Estado é muito voltado para o agronegócio. "Nós precisamos ter indústria que gera emprego e aumenta a renda", disse. 

O presidente nacional da Força Sindical, o deputado federal Paulinho Pereira, também participou do ato, assim como o vice-presidente da central, Miguel Torres.

- Este movimento integra um conjunto de mobilizações pelo emprego e a indústria no Brasil, que vão culminar em um grande ato em Brasília. Busca aumentar a pressão para que o Congresso acabe com a guerra dos portos e para que a presidente Dilma Rousseff defina com o Banco Central medidas para baixar mais os juros - explicou Paulinho.

Veja o calendário das demais manifestações que ocorrerão no País:

26 de março: Porto Alegre (RS)
Horário: 13h
Local: Largo Glênio Perez x Praça da Matriz

28 de março: Santa Catarina - Itajaí
Horário: 10h às 13h
Local: Avenida Coronel Marcos Konder - Bairro São Judas (em frente ao Porto de Itajaí)

03 de abril: Paraná

04 de abril: São Paulo
Horário: 10h
Local: Estacionamento da Assembleia Legislativa - Av. Pedro Alvares Cabral, 201

13 de abril: Manaus

10 de maio: Brasília

Nordeste e outros estados: As datas estão sendo agendadas

segunda-feira, 26 de março de 2012

E o Porto ficou mais Alegre


Parabéns, Porto Alegre!

Todos contra a desindustrialização

Hoje à tarde acontece o ato Grito de Alerta, manifestando contra a desindustrialização do nosso país. Vamos às ruas para defender nossos empregos, a indústria nacional e o mercado interno. Queremos trabalhar a matéria bruta do Brasil e garantir o emprego e a renda. Essa luta contra a desindustrialização é nossa!

A concentração inicia às 13h30min no Largo Glênio Peres. Todos à luta!


*Clàudio Janta