quinta-feira, 5 de maio de 2011

Abertura do evento estadual dos comerciários discute conjuntura nacional e mundial


Evento realizado no Hotel do Sesc em Torres lota auditório. Delegados e sindicalistas de várias cidades do Rio Grande do Sul participam do encontro. Na abertura, regimento interno do evento foi aprovado com unanimidade

Com o auditório lotado, iniciou na manhã desta quinta-feira o II Congresso da Fetracos, em Torres. Compuseram a mesa de abertura Nilton Neco, presidente do Sindec Poa; Ivone Simes, Sec Guaíba; Dionísio Mazui, vice-presidente da Fetracos; Clàudio Janta, presidente da Fetracos; e José Luís, Presidente do Sindicato dos Comerciários de Pelotas
"Este é um momento feliz para nos reorientarmos, o que foi concluído e o que temos que concluir desde o 1º Congresso. Analisarmos os rumos dos comerciários, as metas da categoria, considerando o momento em que o país se encontra, no qual passamos por um importante momento da economia", disse Neco.
Dionísio leu o regimento interno do 2º Congresso Estadual da Fetracos/RS, que todos aprovaram, por unanimidade, com a indicação dos crachás. Ivone Simas e José Machado foram indicados como secretários do congresso e Mazui e Antenor Federizzi, do Sindicato dos Comerciários de Canoas, como vice-presidentes do congresso. A coordenação da plenária de abertura e da formação da Mesa Oficial ficou a cargo do presidente da Fetracos, Clàudio Janta. "Que tenhamos bom congresso e que tenhamos resoluções de efeito para a categoria", conclamou o presidente.
Foram formados três grupos de trabalho para discutir o documento base do evento.

Festa do Trabalhador em Cachoeira do Sul reúne mais de 200 pessoas em almoço comemorativo

O Sindicato Calçadista e da Indústria do Vestuário de Cachoeira do Sul realizou o evento junto com o Círculo do Operário. A Força Sindical, à qual o sindicato é filiado, apoiou o evento

Cachoeira do Sul teve um grande almoço no dia 1° de Maio. O evento foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Calçadistas e da Indústria do Vestuário. O almoço marca o recomeço das parcerias entre o sindicato e o Círculo Operário Cachoeirense, antiga entidade dos trabalhadores no Município, que levou seus filiados para participar das homenagens aos trabalhadores.
Mais de duas pessoas comemoraram a data. O presidente do sindicato, Roberto Bastos, afirmou que o evento contou com o apoio da Força Sindical-RS, a qual é filiada.
"Realizamos um evento em comemoração ao trabalhador, um dia festivo, como todos os anos fizemos", afirmou.
Segundo ele, a central auxilia na realização de eventos e festividades no Município.

"A partir de agora vamos fortalecer ainda mais as relações do sindicato com o Círculo Operário Cachoeirense", reiterou Bastos.

Fetracos realiza II Seminário Estadual em Torres a partir de amanhã. Participe!

A Federação Intermunicipal de Sindicatos de Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços da Força Sindical no Estado do RS (Fetracos), filiada à Força Sindical-RS, realiza o II Seminário Estadual da Fetracos /RS nos dias 05 e 06 de Maio, em Torres.
A Federação Intermunicipal de Sindicatos de Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços da Força Sindical no Estado do RS (Fetracos), filiada à Força Sindical-RS, realiza o II Seminário Estadual da Fetracos /RS nos dias 05 e 06 de Maio, em Torres. A sessão de abertura do Congresso acontecerá no mesmo dia a partir das 10 horas e estão incluídos nas discussões os seguintes temas: Planos de luta, Medicina e Segurança no Trabalho, Conjuntura Nacional, Negociação Coletiva e Regulamentação da Profissão (Comerciário).
A federação reúne sindicatos de comerciários de municípios gaúchos, incluindo o de Porto Alegre, Canoas, Guaíba, entre outros. Sob o slogan "Definindo novos rumos na construção da valorização dos comerciarios", o evento vai discutir e planejar posicionamentos e ações da categoria.
Serão disponibilizando ônibus ou micro ônibus para deslocamento dos participantes do Congresso de Porto Alegre/Torres/Porto Alegre. O horário de saída de Porto Alegre para Torres, no dia 04 de maio, será às 14, tendo como local o estacionamento em frente à Força Sindical-RS (Rua Critóvão Colombo, 203. Os companheiros deverão fazer reservas de transporte até o dia 02 de maio.
Maiores informações: Dionísio Mazui. Telefone: (51) 97485858
Jose Machado (51) 93049676, Email: josemachado@fsindical-rs.org.br

Alvorada tem Dia do Trabalhador com shows na Praça Central e anúncio de vagas


Evento reuniu mais de cinco mil pessoas no Município. A criação de 2500 vagas de emprego foi anunciada pelo prefeito Carlos Brum com a instalação de shopping
A festa do trabalhador de Alvorada reuniu grupos musicais da cidade e animou mais de cinco mil trabalhadores na Praça Central até as 21h. O diretor da Força Sindical-RS Marcelo Furtado e colaboradores da central estiveram prestigiando o evento. O presidente do Sindicato dos Comerciários de Alvorada, Gilson Santana, está muito satisfeito com a receptividade da festa do trabalhador no Município. Segundo Santana, este ano foi uma das melhores edições da comemoração.
"Realizamos um grande evento com atrações só de Alvorada. Destacamos neste dia também nossas lutas, como a redução da jornada de trabalho para 40 horas, a qualificação profissional e o dissídio conquistado, com o maior índice conquistado esse ano. Tudo isso com o auxílio da Força Sindical-RS", afirmou Gilson.
O prefeito Carlos Brum anunciou durante discurso no palanque da festa a criação de mais de 2500 empregos com a construção de um shopping em Alvorada. O empreendimento, de São Paulo, absorverá grande número de trabalhadores e oferecerá ainda quatro cinemas. O secretário de Cultura, Jairo Carvalho, também esteve presente.
Sobre o shopping, Gilson acredita que será muito positivo para os trabalhadores da cidade: "Vai trazer crescimento para Alvorada", disse.
O presidente Clàudio Janta reforçou as bandeiras da central e também está muito confiante nos benefícios que o novo empreendimento pode proporcionar a Alvorada.

Ioran, atleta apoiado pela Força, fica em 1° lugar nas provas de 1500m rasos e 3000m com obstáculos realizadas na Sogipa



Ioran já está classificado para prova no Pan Americano Juvenil nos Estados Unidos em junho. Ioran bateu o recorde do próprio irmão ao vencer as provas de 1500 metros rasos e 3000 com obstáculos
No final de semana quando estava reunido no Estádio José Carlos Daudt, a Geração 2016/2020 do atletismo gaúcho, a  Sogipa se sagrou “hexa” campeã estadual de atletismo juvenil (Sub 20 anos). Todos os atletas gaúchos com chances de chegarem a Olimpíada do RIO2016 e  e a seguinte de 2020, estiveram demonstrando seus talentos na pista esse final de semana (30.ABR e 01.MAI).

Ioran Etchechury, 18 anos, nosso tri campeão Sul Americano (Sub 18) que já tem  índice para CAMP PAN JR, que será em julho em Miramar nos EUA, venceu com facilidade as provas de 1500m rasos e 3000m com obstáculos, além de colaborar na equipe de revezamento 4x400m com mais uma de ouro.

Em um total de mais de  300 jovens atletas participaram do evento. Além da equipe da Sogipa, participam os atletas da Unisc e Mauá de Santa Cruz do Sul, Decide de Pelotas, Colégio Militar de Santa Maria, Cidadania/Unicruz de Cruz Alta, Ulbra de Canoas, Sinodal de São Leopoldo, Fundação Evangélica de Novo Hamburgo, Instituto Evangélico de Ivoti, Ceat de Lajeado, Estrela, Venancio Aires, Teotônia  e UPF de Passo Fundo.

Todos os nossos principais atletas da Sogipa comprovaram favoritismos e fizeram muito boas marcas.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Grande show concentra trabalhadores em Canoas; centrais reafirmam luta pela redução da jornada e reajuste salarial



Dia do Trabalhador em Canoas
Evento em Canoas concentrou público desde manhã
Shows de grupos musicais, com destaque para a dupla Gian e Giovane, e de teatro embalaram as comemorações em Canoas desde o início da manhã deste domingo. O presidente Clàudio Janta foi à cidade na região metropolitana de noite e discursou durante o ato unificado das lcentrais sindicais do Rio Grande do Sul que na cidade se uniram para comemorarem juntas a data.

Janta disse que um país sem cultura não consegue sair da zona de pobreza, durante a defesa de maior acesso da população a espetáculos. Ele destacou a luta por igualdade de direitos e também lembrou a importância do acesso igualitário à cultura. As lideranças reafirmaram compromisso com reajuste salarial e redução da jornada de trabalho.Lideranças subiram juntas ao palco e em geral discursaram em prol do reajuste salarial, redução da jornada de trabalho e direitos dos aposentados.
O presidente da Força saudou os presentes com muita simpatia e foi muitíssimo aplaudido. Parabenizou os trabalhadores, sobretudo a classe operária, pelo dia. O presidente da Força Sindical-RS ressaltou a luta pela igualdade entre os trabalhadores, não somente de direitos, mas também de acesso à educação e cultura. Disse que o trabalhador também deve ter condições de freqüentar eventos culturais e shows e que são muitas lutas pelos direitos do trabalhador, mas que este também merece ter “o seu lugar ao sol”.

O diretor do Sindicato dos Comerciários de Canoas, Antenor Federizzi, disse que em Canoas o evento já é tradição, um hábito do trabalhador vir até o parque na data para passar  dia com sua família. Segundo Federizzi, Canoas conta com a presença da Força Sindical pelo segundo ano no evento e que o resultado foi muito bom, pois mesmo com o frio e o Grenal, o número de pessoas prestigiando o 1º de Maio em Canoas foi muito grande.
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, destacou o sucesso da união das centrais em prol dos trabalhadores, ressaltando que a Força Sindical já esteve com eles antes. Lembrou da importância da unidade dos trabalhadores e declarou que este é “um momento de afirmação da luta, para que os direitos se consolidem e também sejam realizados avanços”.
Vice-prefeita de Canoas, Beth Colombo, estava presente e também disse algumas palavras.
Depois dos discursos, retornou ao palco a dupla FatDuo, antes de dar lugar aos Fagundes e Gian & Giovani.


Muitas pessoas prestigiaram o evento durante o dia todo e se encontravam até a noite aguardando o grande show da dupla sertaneja.

Animação do público durante shows no Marinha marca Dia do Trabalhador

Diretores e presidente da central dançaram ao som das apresentações

O Parque Marinha do Brasil serviu de cenário para uma tarde de muita diversão em homenagem do 1° de Maio, Dia do Trabalhador. Numa tarde em que o sol teimou em aparecer, muitas pessoas dançaram e interagiram sob o comando, especialmente, da dupla FatDuo que abriu os trabalhos por volta das 13h. O diretor da Força Sindical-RS Luís Carlos Barbosa saudou os presentes e deu as boas vindas ao dia dos trabalhadores, destacando a luta de todos pela qualificação profissional, especialmente neste período preparatório à Copa do Mundo, em que muitas lideranças políticas estão confundindo falta de qualificação com ausência de qualificação, o que não é verdade. Os trabalhadores no mercado de trabalho estão qualificados, o que falta são políticas públicas responsáveis que ampliem o processo de inserção e melhora da capacitação dos novos profissionais.
Diversas banderias da Força compuseram o clima do local, que ficou muito bonito, repleto de balões, público e bandas. Logo depois da fala de Barbosa, o palco recebeu o show do grupo Se Ativa que animou a tarde com seu pagode. Depois foi a vez de Tributo a Tim Maia, que embalou a galera ao som dos grandes hits do saudoso cantor.
Por volta das 15h, a dupla FatDuo voltou ao palco para a chegada do presidente da central, Clàudio Janta, que vinha de uma maratona de visitas a festas de categorias ligadas à Força Sindical-RS. A dupla ousou de seu tradicional humor, juntamente com Janta, e os três realizaram diversas brincadeiras e deram um tom lúdico para explicar a importância do dia de hoje.
O grupo Tchê Guri encerrou a tarde cantando seus sucessos e promovendo em algumas músicas um baile a céu aberto. O ventinho frio não espantou os trabalhadores, crianças, jovens e todos que apareceram no Marinha para prestigiar uma boa música, tomar chimarrão e se divertir.
O final do evento teve a tradicional fotografia de toda a equipe da Força Sindical-RS. As festas de Alvorada e Canoas também reuniram grande público.

Central visita filiados e companheiros e reafirma bandeiras de luta

Força foi na Associação da Carris e na festa da NCST

A comitiva da Força Sindical-RS deu início prático dos festejos pelo Dia do Trabalhador visitando categorias filiados e companheiros de luta. Liderado pelo presidente Clàudio Janta, um grupo de diretores e colaboradores da central estiveram na Associação dos Funcionários da Carris prestigiando o evento realizado por motoristas, cobradores e demais funcionários de uma das principais empresas de ônibus da Capital. A associação realizou torneios de futebol e vôlei, lotando o parque ao redor da sede dos funcionários na Zona Norte. Havia inúmeras churrasqueiras preparando o melhor da culinária gaúcha para um grande almoço. Além disso, o ônibus Brinquedoteca da Prefeitura Municipal estava no lugar, atraindo crianças que se divertiam dentro do veículo. Os pequenos também tiveam oficinas de penteados, manicure e uma cama elástica.
A qualificação profissional, a necessidade de trabalho seguro e decente foram lembrados pelos trabalhadores como as defesas comuns que os aproxima e liga à central.
O diretor da Associação, Fernando Albino, agradeceu a presença do presidente Clàudio Janta e do diretor Luis Carlos Barbosa. Janta disse ao presidente da Associação, Sandro Abade, que o trabalhador tem que valorizar seu ofício dia a dia. Abade também aproveitou para mostrar as instalações da sede à comitiva da central. Ambos lembraram do trabalho que vem sendo realizado pelo presidente do Sindicato dos Rodoviários, Acosta, em benefício de uma das categorias mais importantes de Porto Alegre.
"Nós rodoviários, junto com nossa diretoria, estamos orgulhosos de estar afinados com a central. Assim como destacamos o trabalho de Acosta que nos auxília a manter nossas ações sociais. A atuação do presidente Janta é um estímulo para nos manter unidos, o que é importante para o trabalhador", disse Albino.
A comitiva seguiu depois para a festa realizada pela Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), na Casa do Gaúcho, localizada no Parque da Harmonia. Janta foi saudado e homenageado pelos trabalhadores do Sindicato da Construção Civil de Porto Alegre (STICC) e pelo presidente da NCST, Walter Souza, que capitaneou as homenagens à categoria.
O presidente da Força Sindical-RS disse que não poderia deixar de aceitar o convite do presidente Souza e visitar a festa da Nova Central. "Somos parceiros em muitas bandeiras e eventos. Os trabalhadores da construção civil estão desenvolvendo o país, estão literalmente construindo a realização da Copa do Mundo", disse Janta.
Segundo o presidente, a qualificação profissional deve ser feita no sentido de ampliar o quadro de trabalhadores aptos ao mercado de trabalho formal para que o país "saia da crise de qualificação em que se encontra".
"Nós estamos juntos aqui lutando pelas mesmas coisas, somos filhos dos mesmos pais e mães", falou, em referência às bandeiras comuns da Força e da Nova Central. Walter agradeceu a presença de Janta e completou: "Precisamos de companheiros para os grandes projetos e principalmente de companheiros que façam algo pela sociedade", afirmou.
Barbosa lembrou da sua vitória no Sindec/Poa em 1984, afirmando que contou com o apoio dos trabalhadores da construção civil. "Foi a unidade com o STICC que nos deu a vitória. Saúdo estes companheiros que estão aqui passando o domingo nesta festa com sua família, namoradas, filhos".

Força Sindical-RS participa de procissão e missa da Nossa Senhora do Trabalho a céu aberto

A chuva não veio e a cerimônia reuniu centenas de fiéis

Eram 9h da manhã quando a imagem de Nossa Senhora do Trabalho e de Don Luis Guanella deixaram a sede do Lar do Idoso, na rua Ary Tarrago, rumo à Igreja do Trabalhador, percorrendo cerca de quatro quilômetros nos ombros de colaboradores da Força e demais participantes da demonstração de fé. A 57ª Procissão da Nossa Senhora do Trabalho foi animada por cânticos, gritos de viva e muita animação com bandeirolas, faixas e bandeiras da Força Sindical. O padre Ivo puxou as orações durante o trajeto, que contou com queima de fogos de artifícios e a presença do arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings. O arcebispo rezou uma bonita missa na frente da Igreja Nossa Senhora do Trabalhador, quando as imagens chegaram ao local. O sermão discorreu sobre a importância do trabalho humano.
No final da missa, Janta destacou que o Dia do Trabalhador não é só para ser comemorado: "Temos que pensar e trabalhar por melhoras. Este universo tem muitos problemas, desde a falta de qualificação até a exploração das pessoas e do ofício; falta de condições e desrespeito aos direitos", afirmou.
Estavam presentes o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o deputado federal Vieira da Cunha; vereadores; e lideranças sociais.
O presidente Clàudio Janta e os diretores Cláudio Corrêa e Luis Carlos Barbosa rezaram nas primeiras fileiras junto com o prefeito e as lideranças. Todos ficaram muito emocionados com o ato de fé e concentração em homenagem aos trabalhadores, com a missa ficando lotada.
No final da cerimônia, o arcebispo Dom Dadeus fez a tradicional bênção das carteiras de trabalho.

Fetracos realiza II Seminário Estadual em Torres dias 05 e 06/05. Participe!

A Federação Intermunicipal de Sindicatos de Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços da Força Sindical no Estado do RS (Fetracos), filiada à Força Sindical-RS, realiza o II Seminário Estadual da Fetracos /RS nos dias 05 e 06 de Maio, em Torres.
A Federação Intermunicipal de Sindicatos de Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços da Força Sindical no Estado do RS (Fetracos), filiada à Força Sindical-RS, realiza o II Seminário Estadual da Fetracos /RS nos dias 05 e 06 de Maio, em Torres. A sessão de abertura do Congresso acontecerá no mesmo dia a partir das 10 horas e estão incluídos nas discussões os seguintes temas: Planos de luta, Medicina e Segurança no Trabalho, Conjuntura Nacional, Negociação Coletiva e Regulamentação da Profissão (Comerciário).
A federação reúne sindicatos de comerciários de municípios gaúchos, incluindo o de Porto Alegre, Canoas, Guaíba, entre outros. Sob o slogan "Definindo novos rumos na construção da valorização dos comerciarios", o evento vai discutir e planejar posicionamentos e ações da categoria.
Serão disponibilizando ônibus ou micro ônibus para deslocamento dos participantes do Congresso de Porto Alegre/Torres/Porto Alegre. O horário de saída de Porto Alegre para Torres, no dia 04 de maio, será às 14, tendo como local o estacionamento em frente à Força Sindical-RS (Rua Critóvão Colombo, 203. Os companheiros deverão fazer reservas de transporte até o dia 02 de maio.
Maiores informações: Dionísio Mazui. Telefone: (51) 97485858
Jose Machado (51) 93049676, Email: josemachado@fsindical-rs.org.br