quarta-feira, 22 de junho de 2011

Coletivo Força e Fé homenageia Brizola em São Borja

No dia de ontem, 21 de junho, completamos 7 anos sem o líder Leonel de Moura Brizola. Na data, os Coletivos Força e Fé e Brizola Vive foram até a cidade de São Borja para prestar sua homenagem ao ex-governador, fundador do PDT e ícone do trabalhismo. 

Durante a manhã, houve sessão solene na Câmara de Vereadores de São Borja. Composta por João Henrique Cella, presidente da Juventude Socialista do PDT-RS; Clàudio Janta, do Coletivo Força e Fé; Beto Souza, vereador pelo PTB; e Juliana Brizola, deputada estadual pelo PDT e representante do Brizola Vive, a mesa foi presidida pelo vereador Celso Lopes (PDT), presidente da casa.


Em sua fala, Juliana Brizola ressaltou o legado do avô e a importância das causas defendidas por ele durante sua vida política. A qualidade da educação, uma das maiores bandeiras de Leonel Brizola, foi abordada pela deputada, que na visita à cidade visitou escolas públicas, observando a situação no município. A deputada também fez críticas à situação atual do PDT e cobrou mais comprometimento com o partido. "Eu acredito que o partido tem que deixar de estar voltado para projetos pessoais e começar a pensar coletivamente", afirmou a deputada Juliana, explicando a luta pelas "Diretas Já" no Diretório Metropolitano.
 
Clàudio Janta também frisou no plenário a necessidade de defender e qualificar a educação. Além disso, cobrou compromisso com a bandeira das escolas de turno integral, questão sempre defendida por Brizola. Janta também reivindicou mais comprometimento com o partido e trabalho em conjunto. Também estiveram presentes na sessão Luis Carlos Barbosa e Marcelo Furtado, do Coletivo Força e Fé, Cláudio Correa, diretor do Movimento Sindical do PDT e Christopher Goulart, neto do ex-presidente Jango, dentre outras lideranças locais.

O presidente da Câmara de Vereadores de São Borja, Celso Lopes, relembrou visitas de Leonel Brizola à cidade e a Campanha da Legalidade, que completa 50 anos. Foram entregues à Juliana Brizola flores e um troféu especial pelos 50 anos da Campanha da Legalidade, ao final da sessão. "Muito obrigado. Brizola Vive!", encerrou Celso Lopes, ao final da homenagem a Leonel Brizola.




As homenagens ao líder trabalhista continuaram no Cemitério Jardim da Paz, onde Brizola está sepultado. Com a presença do Ministro do Trabalho e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, o presidente Clàudio Janta e os representantes dos movimentos, lideranças e admiradores de Leonel Brizola, levaram rosas até o jazigo.

Lupi declarou que Leonel Brizola foi um político sempre à frente de seu tempo, trazendo para o país discussões sociais inovadoras, como a educação em tempo integral, para "preparar civilizações e gerações". Relatou a perseguição política implacável sofrida pelo líder e, sobre os sete anos de sua morte, disse que prefere falar de Brizola como se estivesse vivo, "porque a morte física e material não extinguem as ideias, não extinguem a história. Brizola é a nossa fonte de inspiração".

O ministro relembrou histórias, inclusive da época em que era jornaleiro e teve o contato inicial com o político. "Só um homem como Brizola poderia dar chance a um jornaleiro, para eu chegar onde cheguei. Só um homem com sua sensibilidade, com sua generosidade, e eu me sinto na obrigação de permanentemente cultuar essa forte liderança", declarou Lupi.


"Quero em meu nome pessoal, em nome da direção nacional do PDT, dizer muito obrigado. Muito obrigado pelo homem que você foi, pela inspiração que você nos deixou, com seus 82 anos de vida, muito obrigado pela sua luta em prol dos mais necessitados, por ser um visionário, por ser um patriota", encerrou Lupi, dirigindo sua fala à memória de Leonel Brizola.

A deputada Juliana Brizola foi a porta-voz da família e relembrou a figura política e humana do avô. Declarou ainda a satisfação de perceber o reconhecimento público conferido a Leonel Brizola como "o grande líder do maior levante democrático do país", referindo-se à Campanha da Legalidade. Também foi ressaltado pela neta de Brizola o seu papel na luta pelo voto e pela democracia, encerrando com um agradecimento feito pela deputada e a declaração de compromisso com a continuidade da luta pelas causas defendidas por Leonel Brizola.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Coletivo Força e Fé em São Borja


O Coletivo Força e Fé participou de sessão na sede do PDT em São Borja, nesta segunda-feira, dia 20. Estiveram presentes lideranças locais, dentre elas Emerson Dornelles Alves, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Projetos; Tânia Almeida, da Ação Mulher Trabalhista; e líderes da Vila Brittes na sessão que, lotada, recebeu a deputada Juliana Brizola.

Pelo Coletivo Força e Fé, Clàudio Janta evidenciou o orgulho de estar na cidade de São Borja, Terra dos Presidentes, e de ter Juliana Brizola como futura presidente do diretório metropolitano do PDT, em Porto Alegre. Janta exaltou as bandeiras da deputada, que vem de encontro às da Força Sindical, reafirmando na terra de Getúlio Vargas, João Goulart e de Brizola, por adoção, o compromisso da luta pelas eleições diretas.
Durante o encontro, foi estabelecido um diálogo a respeito das atuais necessidades do partido, que carece de mais debates e discussões orientadas para a atual conjuntura política do país e do estado, discutindo medidas como o pacote do governo Tarso – que vem sendo pautado nas reuniões semanais do diretório metropolitano.

Juliana Brizola ressaltou o orgulho de ser esperança do povo gaúcho, o que não é construído individual, mas coletivamente, agradecendo ao trabalho de todos que estão empenhados na causa do diretório. Acrescentou que existe consciência de que o partido não está no rumo deixado pelo avô, Leonel Brizola, afirmando que “somente a educação liberta o indivíduo”.

A deputada comentou ainda a PEC protocolada por ela na última semana, que prevê a implementação de Escolas de Tempo Integral para o ensino fundamental em todo território gaúcho.  Como presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do estado, ainda  firmou o compromisso de realizar uma audiência pública para tratar da situação das escolas na cidade de São Borja.

Também estiveram presentes na sessão Christopher Goulart; João Cella, Presidente da Juventude Socialista do RS, e Cláudio Correa, do Movimento Sindical.

domingo, 19 de junho de 2011

Coletivo Força e Fé é recebido em Alegrete

Na noite do último sábado, 18, a comitiva do Coletivo Força e Fé foi recepcionada na cidade de Alegrete, onde participou de um jantar com representantes da militância pedetista da cidade e do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos e Serviços de Saúde (Sindisaúde) de Alegrete.

Recepcionados com muita hospitalidade na residência do tesoureiro do sindicato e militante pedetista, Cloveci Moraes, os membros do Coletivo Força e Fé firmaram compromisso com as causas locais, sobretudo da área da saúde, que reivindica a implantação de um hospital regional na cidade, que será referência no atendimento para mais de 500 mil pessoas.

Clàudio Janta afirmou o compromisso com a demanda e garantiu a continuidade da parceria. “Nós vamos ser parceiros no que for preciso”, garantiu.

Estiveram presentes recepcionando toda a equipe do Coletivo Força e Fé os radialistas Paulo Eduardo Barbo e Jorge Molina; o advogado Jeferson Bruning, assessor do secretário estadual Afonso Motta; a alegretense radicada em Porto Alegre Luciane Marques, da Secretaria de Esporte e Lazer; o presidente do Sindisaúde de Alegrete, Everaldo Almeida Paré; e o secretário do sindicato, Erci Nunes.