quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

PDT elege coordenadoria regional do Vale do Rio Pardo

Com a presença de um grande número de dirigentes regionais do partido, o PDT do Vale do Rio Pardo elegeu ontem à noite, em Santa Cruz do sul, a sua nova direção para o biênio 2012/2013.

A reunião foi aberta pelo presidente Gilberto Piacentini que fez uma análise do seu período à frente da entidade e imediatamente procedeu a eleição, sendo aclamada a única chapa apresentada e que tem o vereador e Secretário Geral de Governo do município de Venâncio Aires, Telmo Kist, como presidente; Bruno Faller, de Santa Cruz, como vice-presidente; Cilon Soares, de Rio Pardo, como secretário; Cláudio Foreming, de Vale Verde, como tesoureiro; Nivo fonseca, Vera Cruz, e Leandro Hermann de Vale do Sol como vogais.



O encontrou contou com a preseça do Secretário de Estado do Gabinete dos Prefeitos e Relações Institucionais, Afonso Motta, do prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, dos vice-prefeitos de Vale Verde , Walter Kappel e de Candelária Rui Beise, além dos vereadores João Schimuneck, Clécio Hertz e Jucimar Dutra.

O novo coordenador regional Telmo Kist, confirmou seu compromisso com o crescimento do partido na região, estimulando a criação de comissões provisórios em cidades onde o partido ainda não está presente; mobilizar o partido em todos os municípios com vistas a apresentar o maior número de candidatos a vereador; defender coligações municipais que respeitem o programa do partido e fomentar candidaturas próprias em municípios com viabilidade eleitoral.

A primeira reunião da nova coordenadoria acontecerá no dia 10 de fevereiro em Venäncio Aires, quando cada presidente municipal do PDT trará relação dos pré-candidatos a prefeito, vice e vereadores, para análise e posterior encaminhamento à direção estadual do partido.

Fonte: PDT Nacional

A estiagem e a falta de ação dos líderes govenamentais

Nesta quarta-feira, dia 11, a Defesa Civil anunciou que a seca no Rio Grande do Sul  já afeta mais de um milhão de gaúchos, defasando as famílias que geram a renda com a agricultura familiar. 

A estiagem, que atinge 142 município, prejudica a agricultura e por consequência a economia do Estado, em função das perdas na safra agrícola. A perda pela estiagem chega a R$ 2 bilhões nas lavouras de milho, soja e feijão. Esta estimativa não leva em conta os prejuízos no leite e hortifrutigranjeiros.

Faltam ações de infraestrutura, como a construção de cisternas e barragens, além de ações econômicas para dar suporte aos produtores rurais desamparados com a seca no RS.

Os governantes gastam tanto dinheiro com outros tipos de coisas enquanto famílias inteiras estão perdendo tudo, em função da prolongada e devastadora seca que assola o RS. 



É necessário montar uma força-tarefa pra avaliar de que forma isso pode ser resolvido e até realizar um estudo para saber quais os motivos pelo qual a chuva não chuva demora para acontecer no Estado.

O pior de tudo isso é constatar que o dinheiro fornecido pelo governo federal para suavizar os prejuízos com a seca estava disponível desde 2011 e não foi aplicado devido à falta de projeto que justificassem seu uso. É intolerável que um dinheiro liberado fique parado enquanto os gaúchos clamam por melhorias na cidade e no campo. 

O governo federal deve anunciar na sexta-feira, dia 13, um pacote de medidas emergenciais para aliviar os efeitos da estiagem no sul do país. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, visitará nosso estado com o titular da pasta Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, para avaliar a situação dos municípios afetados pela seca e anunciar medidas de apoio às comunidades atingidas.

Nós, sindicalistas, estamos solidários com esta situação que assola grande parte do Rio Grande do Sul. Torcemos para que dessa vez seja priorizada a questão social, e não mais os interesses políticos. 

*Clàudio Janta

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Membros do Coletivo Força e Fé se preparam para o desfile de carnaval em escola de samba de Alegrete

O trabalhador será o tema central do samba enredo da Escola de Samba Acadêmicos do Pôr do Sol, de Alegrete, na fronteira Oeste do Estado. Membros do Coletivo Força e Fé estão inseridos na preparação do desfile da escola de samba e desfilarão na Avenida de Alegrete: Osvaldo de Oliveira, Fátima Araújo e Silvia Duarte. Outros membros da cidade também estarão fazendo a festa juntamente com a escola de samba.  

O samba enredo leva o nome de O Filho da Pátria e aborda as lutas dos trabalhadores e do povo brasileiro, como as Diretas Já!, os metalúrgicos, enfocando no ex-presidente Lula. 

- O Filho da Pátria enfoca a trajetória de superação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que partiu do nordeste, foi metalúrgico, operário e chegou até a presidência da República. Isso também é o reflexo do povo brasileiro, que batalha para vencer na vida – comenta Paulo Eduardo Barbo, o presidente da Escola de Samba Acadêmicos do Pôr do Sol. 

Confira o enredo que vai embalar a escola de samba na passarela.