terça-feira, 3 de abril de 2012

Clàudio Janta é nomeado ao Conselho de Competitividade nesta terça-feira

Os Conselhos de Competitividade foram anunciados hoje durante a apresentação do Plano Brasil Maior como medida pela indústria em Brasília. A presidente Dilma Rousseff, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, foram os grandes anunciadores do pacote. Porém, a instalação dos conselhos foi a grande novidade entre as medidas. O projeto que tramita no Congresso contra a guerra nos portos foi apontado como positivo e emergencial.

O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, foi nomeado para ser membro de um dos 19 Conselhos Setoriais de Competitividade, órgão que tem o papel de sugerir e até mesmo criar políticas para a indústria nacional.

Janta afirma que os conselhos são importantes, mas como medida a longo prazo. Os conselhos serão compostos de cerca de 600 representantes do governo, dos empresários e dos trabalhadores.


Conforme Janta, foi anunciada ainda a desoneração da folha de pagamento, mas também sem garantias ao emprego. Sobre os setores industriais priorizados, o número foi considerado baixo. "O país tem mais de 100 setores industriais. Contemplar uma minoria não adianta", criticou.

No entender dos representantes dos trabalhadores, no discurso apresentado hoje pelo governo "não houve intenção de mexer no juro do consumidor que usa cartão de crédito, no juro bancário em geral, além da pouca clareza em como se pretende proteger a indústria nacional com regras para os produtos importados e melhorar o emprego".

Estiveram em Brasília também os diretores Luis Carlos Barbosa e Claudio Correa.

Janta defende a implantação das novas regras para o ponto eletrônico

Depois de cinco adiamentos, o Ministério do Trabalho confirmou que o novo sistema de ponto eletrônico entrou em vigor na segunda-feira, dia 02, em todo o País. A portaria 1.510 de agosto de 2009 prevê a obrigatoriedade da emissão de comprovante de registro para empresas com mais de dez funcionários. Os equipamentos permitem a emissão de comprovantes de entrada, saída e intervalos de trabalho. 

Na primeira fase, a norma é válida para pelo menos 400 mil empreendimentos de setores como indústria, comércio, serviços, financeiro, transportes, construção, energia, comunicações, saúde e educação.  Na segunda etapa, a partir de junho, o agronegócio será incluído e, em setembro, as micro e pequenas empresas também precisarão aderir ao novo modelo. 



No Rio Grande do Sul, lideranças sindicais corroboram a justificativa do governo federal quanto à necessidade de evitar fraudes na marcação da jornada. Por outro lado, representantes da indústria e do comércio alegam aumento de burocracia e elevação de custos. 

Na opinião do presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, os trabalhadores são os principais beneficiados com a regra. “No modelo atual, muitos funcionários batem o ponto e o controle fica a critério da empresa. Agora, diariamente, é possível levar um comprovante para casa e controlar as próprias horas extras e adicionais noturnos”, revela. 

Para Janta, a única explicação para a maioria das empresas que se dizem contrárias ao novo ponto eletrônico deve ser a possibilidade de “burlar” o sistema e o pagamento de horas extras. “Se a empresa paga tudo direitinho, não há motivos para temer a implantação do novo ponto eletrônico. Tudo o que dá mais acesso e informação às pessoas deve ser comemorado”, defende.  

* Informações do Jornal do Comércio

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Noite festiva marca o aniversário de Clàudio Janta

A noite da última sexta-feira, dia 30, ficou mais bela com a celebração do aniversário de Clàudio Janta. Na Casa do Gaúcho, Janta recebeu a homenagem de vários expoentes da política  local e estadual, amigos e familiares, além do apoio da militância, que se fez presente em grande número na festividade.

A animação da noite ficou por conta da dupla Fat Duo e da MC Silvia Duarte, que lideraram a organização das homenagens para o aniversariante. 

Em uma noite muito especial, Janta recebe os parabéns na Casa do Gaúcho

Deputada Juliana Brizola e família com o aniversariante Clàudio Janta

Amigos, colegas, políticos e convidados da festa narraram a trajetória de vida de Clàudio Janta como liderança política de Janta e o parabenizaram pela data. O aniversariante foi destacado pela sua luta nacional em defesa da indústria brasileira, por menos juros e impostos e mais produção de empregos com qualificação. Outro destaque do sindicalista ocorreu em função de uma das batalhas constantes em sua profissão: a defesa  dos direitos básicos dos trabalhadores, que engloba a melhor educação, segurança, transporte, saúde e acesso à cultura.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, prestigiou o jantar de aniversário
 A deputada Juliana Brizola falou da responsabilidade do aniversariante com a família, instituição maior na vida de um cidadão. A deputada ainda enfatizou o compromisso de Janta com a luta e a vida dos trabalhadores, que na condição de presidente da Força Sindical-RS, contribui para organizar, fortalecer e mobilizar as mais diversas categorias de trabalhadores.

Em seu pronunciamento, Janta agradeceu a todos pela homenagem e se emocionou ao falar da importância da família em sua vida e ao lembrar do início da caminhada no mundo sindicalista, quando contou com a confiança e apoio dos amigos. 
Clàudio Janta e Afonso Motta 

Ao final do pronunciamento, todos cantaram parabéns confraternizando na bonita comemoração.  

 > Veja mais fotos no Orkut do Coletivo Força e Fé e no Facebook de Clàudio Janta