sexta-feira, 15 de junho de 2012

Coletivo Força e Fé reúne-se com representações da JSPDT, lideranças sindicais e comunitárias

O Coletivo Força e Fé reuniu-se nesta última quinta-feira (14), com representações da juventude. Contando com a participação da Juventude Socialista do PDT (JSPDT) e jovens lideranças sindicais e comunitárias, o encontro levantou as principais demandas constatadas pelos representantes.  

A falta de políticas voltadas à qualificação profissional para estimular o emprego para a juventude foi uma das principais preocupações. "Qualificação profissional para o jovem é tudo e ninguém vê isso. Pouco falam do jovem, que acaba sendo esquecido. Não há plano de ação e o ensino público também não qualifica efetivamente", destacou Rodrigo Nardon, 27, do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre. 

 

Atento às colocações, Janta lembrou seu vínculo com o movimento estudantil. "A minha vida foi feita nisso", declarou, sobre as reivindicações colocadas pelos jovens. O coordenador do Movimento Sindical do PDT lembrou ainda a importância da bandeira mais representativa do partido: "Não vamos à lugar nenhum sem educação. Não vamos resolver problema da qualificação profissional, das drogas e tantos outros", afirmou.

Para Janta, a importância da defesa da escola de tempo integral é o primeiro passo para fortalecer a qualidade do ensino desde suas bases. "É preciso escola de turno integral, não um depósito de crianças. Uma escola onde as crianças tomem café da manhã e aprendam, que tenham acesso a saber o que querem ser da vida e à cultura", defendeu. 

Para o presidente estadual da JSPDT, João Cella, planos voltados para a juventude são fundamentais para mudanças sociais. "Queremos mudanças que possamos tocar. Nos preocupamos muito com a questão da qualificação, do ensino e das drogas", concordou.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Comitê Pró-Escola de Turno Integral é aprovado em Audiência Pública

A Audiência Pública sobre Escola de Tempo Integral, ocorrida nesta segunda-feira, 11, resultou na criação do Comitê Pró-Escola de Turno Integral, que vai reunir parlamentares e lideranças da educação e da sociedade civil gaúcha pela implementação da proposta da deputada Juliana Brizola.

Presidida pela deputada Juliana Brizola (PDT), a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia promoveu a audiência que iniciou abordando o caráter progressivo da Emenda à Constituição Estadual, que deve implementar o turno integral nas escolas. Conforme a proposta, aprovada em quase unanimidade, num prazo de 10 anos, pelo menos 50% das escolas de ensino fundamental deverão oferecer matrículas em horário integral, com jornada mínima de sete horas diárias.



Clàudio Janta participou do evento e defendeu que escola de tempo integral não é depósito de criança. “Escola é onde a criança tomar café da manhã é ter atividade cultural. Educação é a criança aprender, chegar na escola é saber escrever, interpretar e ler. Nós vamos se enganar até quando, com esse modelo de educação que temos?” disse Janta. 



A mesa foi composta pelo professor Herb Carlini, Secretário Municipal de Educação de Santa Bárbara d'Oeste (SP) e pela historiadora e diretora da Faculdade de Educação da UERJ, Lia Faria, que exaltou o papel do líder Leonel Brizola em defesa da bandeira da Educação. "Educação é um direito social. Não é despesa, é um direito que está na Constituição Federal", defendeu. 

A educadora fez uma retrospectiva do processo histórico de implementação das escolas estabelecidas por Brizola no Rio de Janeiro, ressaltando a importância da interdisciplinaridade e alfabetização permanente, considerando as revoluções diárias no campo da tecnologia.

Coletivo Força e Fé participa da posse do novo Superintendente Regional do Trabalho

A posse do novo Superintendente Regional Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul, Claudio Correa, ocorreu nesta segunda-feira no auditório da SRTE/RS, em Porto Alegre.
O evento contou com a grande participação do Movimento Sindical gaúcho, em especial das Centrais Sindicais. 

Dentre as autoridades políticas que prestigiaram a posse estavam o prefeito José Fortunati; o secretário municipal do Trabalho, Pompeo de Mattos; o secretário estadual do Trabalho e Ação Social, Luís Augusto Lara, que representou o governador Tarso Genro;  o secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta; a deputada estadual Juliana Brizola, que também representou Alexandre Postal, presidente da ALRS; o ex-governador Alceu Collares; e o deputado federal Giovani Cherini.

Mesa de autoridades e lideranças políticas
Público presente no evento

Correa dedicou parte de sua vida em defesa dos trabalhadores. Presidiu o Movimento Sindical Estadual pelo PDT e no partido, faz parte da Executiva Nacional do Movimento Sindical e é membro do diretório estadual e nacional.

Brizolista, Correa firmou compromisso com a defesa dos interesses dos trabalhadores, pois segundo ele, “quem constrói o país merece viver com Trabalho Decente”. 

A deputada Juliana Brizola (PDT) parabenizou Correa e afirmou: “A presidente Dilma Rousseff deu carta branca para que o nosso Ministro do Trabalho Brizola Neto possa resgatar o protagonismo político do Ministério do Trabalho. Eu tenho certeza que aqui também, nessa Superintendência será feito com o nosso companheiro que hoje toma posse Claudio Correa”.  

Clàudio Janta na cerimônia de posse
Nomeação assinada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto.

Diversas autoridades públicas prestigiaram a cerimônia de posse. Clàudio Janta prestigiou o evento e disse que o dia é de festa para os trabalhadores, pois “Correa é comprometido com a qualificação profissional, geração de emprego, garantia de segurança e condições dignas de trabalho”. 

Após os discursos o novo superintendente falou sobre os objetivos e metas do Ministério do Trabalho e Emprego por meio da SRTE/RS, como questões relativas aos índices de acidente de trabalho, desemprego e a luta pelo Trabalho Decente.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Em visita ao Campo da Tuca, Janta observa necessidades da comunidade

O coletivo Força e Fé, liderado pelo sindicalista Clàudio Janta, esteve na tarde deste domingo, dia 10/06, no campo do Flamenguinho, no Campo da Tuca, em Porto Alegre. Na ocasião, o Instituto Girassol celebrou a alegria da comunidade em dia de shows e assistência social. Janta, que nasceu perto da comunidade, no Partenon, se disse emocionado em estar junto da população que sempre o recebe bem e com tanto carinho. Ele conversou com moradores, debateu com amigos e encontrou conhecidos. Segurança, saúde e esporte foram os pontos mais abordados nas conversas com os moradores da região.



O sindicalista disse que se sente em casa na comunidade. “Estar junto da população numa tarde de alegria é muito emocionante para mim. Meus pais são originários daqui e é muito bom estar junto com todo mundo, sentindo este afeto num domingo frio e nublado”, disse.

Janta comentou o problema do atendimento à saúde na comunidade. “Esta questão é emergencial, e não é privilégio do Campo da Tuca, está atingindo muitos bairros da cidade. A comunidade de Porto Alegre precisa e merece postos de saúde na Restinga, Vila Farrapos, Eixo Baltazar, Lomba do Pinheiro, enfim todas as regiões e zonas de Porto Alegre que funcionem 24 horas”, afirmou, criticando os horários restritos nos postos de saúde. 



“Essa dificuldade no acesso à saúde tem que ter fim, é um absurdo as pessoas terem de dormir na fila para serem atendidas. A saúde da família deve ser prioridade, porque não tem horário e nem dia de semana para tratar, tem que ser disponível e com vagas”, destacou.



O líder comunitário Paulo Roberto, que já foi conselheiro tutelar da região do Campo da Tuca, falou dos projetos para esportes e contra a violência. Porém, ele disse que a maior carência na região é de atendimento à saúde.
 
“Precisamos de mais atendimentos, mais postos e mais inclusão do jovem no esporte no sentido de termos pessoas do bem. Por isso, vemos em Clàudio Janta uma pessoa que pode nos ajudar”, afirmou.