sexta-feira, 25 de maio de 2012

Em visita a POA, Brizola Neto ressalta compromisso com os trabalhadores

Em visita a capital gaúcha, o Ministro do Trabalho Brizola Neto encontrou líderes políticos na sede do PDT para um café da manhã. Entre as lideranças, estavam o prefeito José Fortunati, Secretário de Estado do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas Afonso Motta, o ex-governador do Estado Alceu Collares, deputado federal Giovani Cherini, entre outros.

Na ocasião foram tratados temas da conjuntura política local e estadual, como a situação do partido no Rio Grande do Sul e as eleições de outubro deste ano.

Brizola Neto ressaltou que a soberania nacional e crescimento econômico são essenciais para que o Brasil se desenvolva. “A união do partido é necessário para a reafirmação das bandeiras. Tenho esperança nas lutas, pois a presidente Dilma é uma verdadeira trabalhista", disse.






O ex-governador do Estado Alceu Collares enfatizou o compromisso de Brizola Neto com a pasta recém assumida por ele.

- A missão do novo ministro é tão fantástica nessa conjuntura porque ele tem a incumbência de restabelecer as funções do Ministério que está esquecida e abandonada ao longo do tempo, além de assumir o compromisso com a unidade – afirmou.

Esta foi a primeira aparição em público do novo Ministro, e ele explicou que decidiu vir para o RS porque “é onde se encontra a seiva do trabalhismo”.

- Somos um grupo de companheiros que tem um ideal em comum, e isso é o que nos une dentro do partido, o que justifica nossa associação é o programa do PDT, que se confunde com a história do trabalho no país – disse.

Após o café da manhã, Brizola Neto se reuniu com a direção estadual do seu partido, com o prefeito de Porto Alegre, para tratar de políticas públicas para a geração de emprego e renda e qualificação dos trabalhadores. Ainda na capital, ele vai se reunir com o governador do Estado, com o secretário de trabalho do Estado.

XV Congresso Estadual da Juventude Socialista do PDT/RS acontece neste final de semana

A Juventude Socialista realiza o XV Congresso Estadual da Juventude Socialista do PDT/RS, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de maio na sede estadual do PDT, em Porto Alegre.

O Congresso tem como objetivo renovar a executiva estadual visando dar o suporte necessário aos candidatos a vereador, vice-prefeito e prefeito integrantes da Juventude.

Como pauta, o grupo irá explorar os seguintes eixos: três décadas de histórias, lutas e conquistas; políticas públicas de juventude; meio ambiente; reforma agrária; movimentos sociais; movimento estudantil; reforma estatutária e eleições 2012.



 
Programação

Sábado dia - 26.05.2012

09h - Abertura do Credenciamento
09h30min - Abertura do Processo Eleitoral
10h - Ato Político de Abertura dos Trabalhos     


Participação:

Presidente Estadual: Romildo Bolzan Jr.
Prefeito José Fortunati
Ministro Brizola Neto
Deputados Federais e Estaduais
Prefeitos e Vereadores

11h - Ato Político
12h - Almoço
14h - Abertura dos Grupos de Trabalhos
 Reforma Estatutária
 Movimento Estudantil
Conjuntura Estadual e Nacional e Eleições 2012
Movimentos Sociais

19h - Enceramentos dos Grupos de Trabalho

22h - Confraternização cultural

Atividade cultural será divulgada na abertura do Congresso

Domingo - 27/05/2012

09h - Reabertura do Congresso Estadual
09h30min – Leitura, discussão e aprovação das teses dos Grupos de Trabalho
11h - Tribunal Livre
12h30min – Ato de Enceramento e Posse da Nova Diretória e Executiva.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Pec do Trabalho Escravo é aprovada pela Câmara

O Plenário da Câmara aprovou na noite de terça-feira, dia 22, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 438/01, do Senado, que permite a expropriação de imóveis rurais e urbanos onde a fiscalização encontrar exploração de trabalho escravo, e os destina à reforma agrária e a programas de habitação popular. A proposta é oriunda do Senado e, como foi modificada na Câmara, volta para exame dos senadores.

A votação da PEC do Trabalho Escravo só foi possível depois de um acordo dos líderes, em reunião na tarde desta terça-feira, na sala da Presidência da Câmara.

Durante a discussão, diversos deputados afirmaram que o Congresso precisa agora aprovar uma lei que regulamente o assunto, definindo o que é condição análoga a trabalho escravo e os trâmites legais da expropriação.



O presidente da Câmara, Marco Maia, disse que as duas Casas do Congresso vão formar um grupo de trabalho para redigir o projeto de lei de regulamentação. Com a aprovação, Maia, encerrou a Ordem do Dia.

Contexto
 
A PEC do Trabalho Escravo foi aprovada em primeiro turno pela Câmara em agosto de 2004, como uma resposta ao assassinato de três auditores do Trabalho e de um motorista do Ministério do Trabalho, em Unaí (MG), em 28 de janeiro daquele ano. 


Os quatro foram mortos depois de fazerem uma fiscalização de rotina em fazendas da região, onde haviam aplicado multas trabalhistas. O processo criminal ainda corre na Justiça, e nove pessoas foram indicadas pelos homicídios, incluindo fazendeiros.

O crime, que ficou conhecido como a chacina da Unaí, também motivou o Congresso a aprovar um projeto que transformou a data de 28 de janeiro em “Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo”. A proposta foi sancionada e virou a Lei 12.064/09.

Fonte: Agência Câmara

terça-feira, 22 de maio de 2012

OIT diz que 13% dos jovens do mundo estão desempregados

Um relatório divulgado nesta segunda-feira pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirma que quase 13% dos jovens no mundo estão desempregados atualmente.

A OIT diz ainda que, pelo menos nos próximos quatro anos, não há sinais de que essa situação possa melhorar.

De acordo com o relatório, muitos jovens capacitados acabam forçados a trabalhar em empregos de meio turno e de baixa qualificação.

A OIT alerta que outros 6 milhões de jovens estão tão desiludidos com o mercado de trabalho que simplesmente desistiram de procurar emprego.

A organização pede que os governos façam da geração de empregos prioridade máxima, por meio de programas de treinamento e redução de impostos para empresas privadas que contratarem jovens.

Coletivo Força e Fé prestigia aniversário do vice-prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata

O Coletivo Força e Fé, liderado por Clàudio Janta participou na segunda-feira, dia 21, do aniversário do vice-prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, o qual promoveu um belo jantar no CTG Darci Fagundes.

Integrantes do coletivo estiveram presentes na festividade, como o presidente do PDT de Quaraí, Marco Vieira e Fernando Rosa.     O secretário de Trabalho da Prefeitura de Porto Alegre, Pompeo de Matos também prestigiou o evento. 

Marcelo Maranata e Clàudio Janta

Primeiro a saudar o aniversariante em cima do palco, Clàudio Janta estendeu seu abraço em nome de todos os integrantes do Coletivo e demonstrou seu apoio a Marcelo Maranata. 

- O que uma cidade precisa para crescer e se desenvolver é logística, investimento e transporte. Uma cidade não pode sobreviver com essa dificuldade e o povo com dificuldades de encontrar empregos. A forma de fazer isso é unir todas as forças e exigir que Guaíba entre no mapa de desenvolvimento e da geração de emprego. A pessoa que pode fazer isso é o Maranata, que tem o nosso apoio. Que Deus siga te iluminando e abençoando – parabenizou. 

Janta durante discurso ao aniversariante

Marco Vieira ressaltou a importância da atuação política de Marcelo para a população de Guaíba.

- O Marcelo faz parte de uma geração de candidatos jovens que une a renovação do PDT. O novo Ministro do Trabalho, Brizola Neto e o Marcelo representam o novo com a maturidade de quem conhece a realidade e a necessidade do povo de Guaíba – finaliza.

Após o jantar, a festa foi animada pelo grupo Laço de Vida. 


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Coletivo Força e Fé saúda Sílvio Ribeiro pelo aniversário em festa no bairro Sarandi

Em um domingo belo, o Coletivo Força e Fé, liderado por Clàudio Janta, participou do aniversário de Sílvio Ribeiro, que atua pela comunidade do Sarandi, Zona Norte de Porto Alegre. 

Vários integrantes do coletivo estiveram presentes, como Alessandro Medeiros, Mário Lima e Fernando Rosa. O secretário estadual de Esportes, Kalil Sehbe (PDT) também prestigiou o evento e levou seu abraço.

Salão de festas com convidados na Associação do Bairro Sarandi
Janta saúda o amigo Sílvio Ribeiro (centro), ao lado do secretário Estadual de Esporte, Kalil Sehbe.

Janta com Jerusa, esposa de Sílvio, e o aniversariante
Janta e Sehbe puxam o parabéns a você


O aniversário reuniu a comunidade do Sarandi e de outros bairros como Jardim Sabará na Associação Barão do Cahy. Em seu discurso de aniversário, Sílvio agradeceu a presença de todos e falou de sua trajetória e trabalho comunitário e nos bairros de Porto Alegre.

Janta também discursos e destacou a convivência com Sílvio, elogiando a dedicação como ativista nos movimentos sociais de Porto Alegre.

"O Sílvio é um grande amigo, uma pessoa de bem, que agrega e que visa sempre o bem estar da sua comunidade e das pessoas que estão em sua volta. Para mim é um orgulho fazer parte de suas amizades", parabenizou Clàudio Janta.

Integrantes do Coletivo Força e Fé com o aniversariante
Amigos do Coletivo junto com Sílvio

O secretário do Esporte, Kalil Sehbe, ressaltou o idealismo político do aniversariante e referiu sua atuação política nos bairros. "Sílvio luta por cidadania e acredita em pessoas de bem. Parabéns neste dia especial", disse.

Na ocasião, a invernada infantil do CTG Tiarayu fez uma bonita apresentação.

Invernada Infantil do CTG Tiarayu dançou para os convidados