quinta-feira, 28 de junho de 2012

Trabalhismo, Leonel Brizola e o novo Brasil

“O Trabalhismo está na memória dos brasileiros porque está gravado numa longa trajetória de conquistas”. Assim pronunciou-se a presidenta da República Dilma Rousseff durante a cerimônia de posse do novo Ministro do Trabalho, Brizola Neto, no Palácio do Planalto, em maio deste ano. A afirmação da atual presidenta dimensiona a importância da vertente política e torna ainda mais forte o sentimento de ausência do líder trabalhista Leonel Brizola, que morreu em 21 de junho de 2004.

A principal dessas conquistas, a mais visível, é a infra-estrutura industrial, criada ou fortalecida em suas funções, do que são exemplos empresas públicas como a Petrobras e a Eletrobras, entre tantas outras. Mas também a legislação social e trabalhista, que resultou na jornada de oito horas, no salário mínimo, na licença-maternidade e no direito à organização sindical. Nunca é demais lembrar que tanto a fortaleza das empresas públicas, quanto a força dos trabalhadores foram fundamentais para enfrentar a última crise econômica.

O principal legado do trabalhismo, no entanto, é a visão de “construção da nacionalidade”, de um país grande, que não aceita ser colônia e exige independência e soberania. Uma percepção estratégica que dotou o Brasil de uma “coluna vertebral” sólida – industrial, pública, social e política - capaz de vencer inimigos e obstáculos os mais variados e difíceis. Uma visão que nasceu com Getúlio Vargas, nos anos trinta, continuou com João Goulart, com Leonel Brizola, passou por Lula e chega até a atual presidenta Dilma Rousseff.

Ao nomear o jovem ministro Brizola Neto para a pasta do Trabalho, a presidenta Dilma enlaçou o fio da história, unindo o legado trabalhista com o novo Brasil que emergiu das entranhas nacionais na última década. Um Brasil que, fiel ao ideário do trabalhismo, não se conforma em apenas fortalecer seu mercado interno e consumidor, mas que deseja continuar progredindo, desenvolvendo seu parque industrial e gerando empregos. E que exige avanços sociais e políticos condizentes com essa sua nova condição de país moderno.

Ao lembrar de meu avô Leonel Brizola, não tem como não afirmar ainda com mais determinação a defesa de seu principal legado, que hoje tornou-se a principal ferramenta para o Brasil dar o próximo salto rumo ao futuro. A educação, em especial a Escola de Turno Integral, que tem hoje a mesma dimensão estratégica e histórica que a campanha “O petróleo é nosso” teve para a independência energética do Brasil, nos anos cinquenta. Com uma diferença: a independência que a educação pode e vai trazer é também, e definitivamente, dos cérebros, das pessoas, da alma nacional. 

* Juliana Brizola, deputada estadual pelo PDT-RS

(Artigo publicado no jornal Zero Hora, dia 21 de junho de 2012) 

Câmara aprova investimento de 10% do PIB em políticas de educação

A aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em políticas de educação em até dez anos foi aprovada pela Câmara Federal nesta noite (26.6). A conquista é da comissão especial do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10), que conseguiu aprovar o destaque do deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE). A proposta aprovada cria ainda uma meta intermediária, de 7% do PIB para a área em cinco anos. 



O deputado Paulo Rubem comemorou a conquista com os parlamentares que participaram da elaboração do Plano Nacional de Educação. “A votação caminhou na direção de minha proposta, contida no destaque da bancada do PDT, que fixa 7% em cinco anos e 10% ao final do período”, justificou.

Ele argumentou que com essa meta de expansão do financiamento o Brasil dará uma virada rumo ao futuro.”Garantir aos nossos jovens escola de qualidade,valorizar os professores e servidores, aumentar a escolaridade média da população e o acesso ao ensino superior e à pós-graduação. Vamos construir o futuro, embalados pelos Pioneiros da Educação de 1932, por Darcy Ribeiro e tantos outros”.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Estão abertas as inscrições para curso pré-vestibular

Jovens de 15 a 29 anos que cursaram ou estão cursando o ensino médio em escola pública em Porto Alegre, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 933,00), têm até o dia 29 de junho para inscreverem-se no curso Pré-vestibular e Enem Popular de Porto Alegre (POP). 

Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal da Juventude (SMJ), na rua João Alfredo, 607, bairro Cidade Baixa, para fazer a inscrição.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3289-2300.





Documentação necessária:

- Foto 3x4
- Certidão de nascimento ou carteira de identidade (cópia)
- Comprovante de residência atualizado no nome do responsável (cópia)
- Histórico escolar de conclusão do ensino médio (cópia) para quem já concluiu ou atestado de frequência do terceiro ano do ensino médio para quem vai concluir.

Dos maiores de 18 anos que moram na casa:

- Trabalhadores formais: contra-cheque, carteira de trabalho ou comprovante do INSS atualizado
- Trabalhadores informais ou desempregados: declaração de renda escrita a próprio punho e carteira de trabalho com a data de rescisão do último contrato e a página subsequente
- Declaração de pensão alimentícia (se houver)



Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Clàudio Janta avalia com moradores as demandas das comunidades de POA

Na noite desta última terça-feira (26), o Coletivo Força e Fé esteve reunido com lideranças do bairro Lomba do Pinheiro. Líder do grupo, Clàudio Janta esteve na localidade com o intuito de ter uma conversa boa e descontraída e também conhecer as principais demandas da localidade. Ao debater as necessidades da comunidade, os moradores ressaltaram alguns casos mais preocupantes. 

Janta e moradores da Lomba do Pinheiro


A mesma reunião
com os moradores e líderes comunitários, aconteceu também no bairro Sarandi no dia 18 de junho.

Reunião no bairro Sarandi
Para Clàudio Janta, deve haver mobilização pelas demandas. "O pessoal precisa de estrutura, saneamento e segurança. Todos têm direito à moradia, mas é preciso estrutura", avaliou.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Dia dos Vigilantes é comemorado em almoço dominical

O Sindicato dos Vigilantes do Sul promoveu um almoço para comemorar o dia 20 de junho, data em que se comemora o Dia dos Vigilantes.  O almoço aconteceu no último domingo, 24, na sede do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre, em Ipanema. 

Clàudio Janta entre os amigos vigilantes

Clàudio Janta esteve no evento representando o Movimento Sindical do PDT e na oportunidade lembrou das bandeiras de luta da profissão como a regulamentação da profissão. Segundo Janta, estes profissionais merecem mais atenção e reconhecimento, pois se o Brasil vem crescendo e se desenvolvendo, é em função do suor dos trabalhadores. 

- Vocês garantem a nossa vida e nossa paz quando vamos a uma repartição pública, deixamos nossos filhos nas escolas e até mesmo dentro de nossas casas. Estamos juntos nessa luta com a categoria pela regulamentação da profissão e garantia de melhores condições de trabalho – disse.


domingo, 24 de junho de 2012

Clàudio Janta visita cidades do interior do RS

Representante do Coletivo Força e Fé, Clàudio Janta esteve nas cidades de Cacequi e Encruzilhada do Sul na última sexta-feira, 22 em encontro com lideranças políticas e com membros do diretório do PDT. 

A conversa tratou sobre a conjuntura municipal e candidaturas locais e reafirmou as bandeiras históricas e pétreas do PDT, escola de turno integral, geração de emprego e renda, os direitos dos trabalhadores e a construção de bancada forte para as Câmara de Vereadores.

Conversa em Cacequi
Encontro em Encruzilhada do Sul

No momento, Janta demonstrou apoio aos companheiros que irão disputar as candidaturas municipais e ressaltou a importância de eleger um companheiro do PDT no executivo municipal juntamente de vereadores do partido para um desempenho forte dos representantes. 

As visitas já ocorreram também nas cidades de Jaguari e São Borja.