segunda-feira, 21 de março de 2011

Força do Pensamento Leis de Incentivo à Cultura são tema da segunda parte do ciclo de palestras


Cáurio, Jaqueline, Santi, Margarete e Assumção 
A segunda rodada do Força do Pensamento teve três palestrantes que trataram do eixo Leis de Incentivo à Cultura (Descentralização e democratização do acesso). O primeiro a falar foi Álvaro Santi - Representante da SMC Porto Alegre - que destacou o papel da Xecretaria Municipal da Cultura de Poa no incentivo a produção cultural. 

A mediação foi de Jaqueline Sanchotene.

Santi apresentou dados estatísticos das produções e o nível de exclusão das pessoas no acesso cultural. Também abordou os tipos de fundos e incentivos, privados e públicos, de projetos culturais. A grande novidade da palestra de Sandi foi a criação do Observatório da Cultura pela Prefeitura.

Uma das palestras mais interessante foi a de Vinícius Gentil Cáurio - Presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculo e Diversão do RS - que colocou a situação e condição dos trabalhadores do setor cultural em debate. Questões como segurança do trabalho foram muito discutidas, especialmente porque é alto o número de acidentes de trabalho no ambiente cultural e isso não é tratado na sociedade. Cáurio defende que as leis de incentivo destinem uma parcela para o trabalho dos profissionais do meio cultural.

Jeferson Assumção - Secretário Adjunto de Cultura do Estado do RS - abordou a questão da cultura sob a ótica do consumo e sob a ótica do acesso. Segundo ele, há um grande déficit no Brasil de infraestrutura cultural, especialmente bibliotecas, museus e teatros. O governo estadual pretende estimular novas práticas de políticas públicas de cultura, considerando a cidadania cultural do trabalhador.

A última palestrante foi Margarete Moraes - Coordenadora da Região Sul do Ministério da Cultura - que tratou de questões técnicas para concorrência por financiamentos junto ao governo federal. Margarete explicou os mecanismos do novo programa do Minc, o Pronac, e do Sistema Nacional de Cultura que vai gerenciar a função da cultura a nível nacional, estadual e municipal.

Ela elogiou a iniciativa do Força Sindical-RS e a titulação do evento: "Fiquei muito feliz com o nome do ciclo de palestras Força do Pensamento", disse Margarete Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário