sexta-feira, 20 de abril de 2012

Fetracos avança na defesa dos direitos dos trabalhadores durante Congresso da Federação

O III Congresso Estadual da Federação dos Comerciários do Rio Grande do Sul, a Fetracos, foi realizado em Bento Gonçalves, com a finalidade de eleger a nova diretoria e discutir a vida dos comerciários com o projeto de futuro, visando a melhor qualidade de vida para os comerciários e melhor distribuição de renda para os trabalhadores.

Tivemos uma participação massiva dos sindicatos filiados, que ajudaram a encaminhar as lutas pela redução da jornada de trabalho, fim do fator previdenciário, regulamentação concreta da profissão de comerciário e principalmente a discussão da participação dos lucros e resultados, ampliação das clausulas que geram emprego e principalmente as clausulas que qualificam os trabalhadores.

Esse Congresso chegou em um momento de extrema importância para o movimento sindical, como forma de discussão para o avanço na defesa dos direitos dos trabalhadores e das bandeiras de lutas. Além das questões específicas do setor, também debatemos a mobilização nacional em defesa da indústria nacional, para baixar os juros, fortalecer o mercado interno, aumentando as vendas e o número de empregos.

O movimento sindical volta a se reorganizar neste momento, combatendo o Imposto Sindical, pois esta contribuição já trouxe muitas garantias para o trabalhador, como: carteira de trabalho, jornada de trabalho, direito à aposentadoria, férias, 13º salário, licença-maternidade e dezenas de outros direitos econômicos e sociais dos trabalhadores. Ao contrário dos impostos em geral, que são muitos, altos e com retorno duvidoso, a Contribuição Sindical corresponde apenas a um dia de trabalho.

Nós estamos a pouco tempo da realização da Copa do Mundo e é importante que os trabalhadores do comércio e serviços, que irão recepcionar as pessoas neste importante evento, estejam prontos, qualificados e preparados. E para isso, trouxemos importantes palestrantes que trataram sobre conjuntura política e econômica, bem como os desafios da reforma sindical. 

Então, é o rumo que este Congresso pretende seguir, projetando futuro de lutas e conquista para os comerciários do Estado e do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário