terça-feira, 5 de abril de 2011

Fórum Democrático Força Sindical-RS é titular no colégio deliberativo do Fórum Democrático da ALRS


 
O ato de instalação do colégio deliberativo do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa do RS aconteceu hoje com a presença de vários segmentos da sociedade civil organizada. A Força Sindical-RS esteve representada, assim como a Fetracos e a Associação Força Verde. A reunião também definiu os temas que serão priorizados este ano no fórum e a organização do segmento sindical e profissional representativo do trabalho. 

Como titulares deste grupo, ficaram estabelecidas no colégio deliberativo a Força Sindical-RS, a CUT, a Federação dos Trabalhadores dos Estabelecimentos de Ensino e o Sindicato dos Arquitetos. Como suplentes, a Fetracos, o Sindicato dos Engenheiros e o CREA/RS. 

O Fórum Democrático congrega federações, sindicatos, centrais sindicais, universidades, TCU/RS, Poder Executivo, Famurs, representantes de bancadas dos deputados, Fórum de Coredes, MTG e IAB/RS.

Pela Força Sindical-RS, participou o vice-presidente Walter Fabro e o secretário da Força Jovem, Jefferson Tiego. Pela Fetracos, o vice-presidente Dionísio Mazui, e pela Força Verde, o presidente Lélio Facão. 

O presidente do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, Juliano Marinho, abriu os trabalhos saudando os presentes. “Temos um grupo com uma agenda comum de debates para solucionar os problemas das regiões”, disse.
 Logo a seguir, o presidente do Legislativo, Adão Villaverde, fez sua fala. Ele ressaltou a importância do Fórum Democrático, dando as boas vindas a todos à Casa do Legislativo. “A ALRS conta com este conselho abrangente de empresários, trabalhadores, universidades”, enumerou.

A coordenadoria do Fórum Democrático sugeriu quatro temas para discussão durante os debates: a erradicação da pobreza, educação e inclusão digital, políticas de saúde (combate ao crack) e modelo de desenvolvimento sustentável para o RS.

Lélio Falcão, da Força Verde, pontuou que o Fórum Democrático deve realizar um trabalho em 2011 na sequência ao que vinha sendo desenvolvido em 2010. Destacou como temas importantes de debate o Mercosul e a extinção da lei da Faixa de Fronteira. “Adiciono ao item da erradicação da pobreza a inclusão social”, afirmou.

O vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui, abordou a mesma linha de Lélio, afirmando que é importante que a o Fórum demonstre para a sociedade efetividade, porque as pessoas estão cansadas de ouvir e saber da criação de conselhos que não deliberam. Citou como exemplo os problemas da Saúde Pública que não são resolvidos governo após governo. Criticou também os deputados das bancadas que não estiveram presente na instalação mesmo sendo parte do Fórum. “A sociedade quer ouvir o que efetivamente vamos fazer”, frisou Mazui.

Outro tema sugerido para inclusão nos debates foi agropecuária, Código Florestal e Habitação. As reuniões do Fórum Democrático, abertas ao público, ocorrem semanalmente em sala específica para o debate no térreo da ALRS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário