quarta-feira, 13 de abril de 2011

Tema do Turismo Musical incendeia debate sobre desenvolvimento econômico da cultura

Lerina, Mário, Denise e Souza 
A segunda rodada de debates dos seminários do El Mapa de Todos teve como tema na tarde desta terça-feira Turismo Musical - Um novo negócio em ascenãção na América Latina. O assessor econômico da Força Sindical-RS, Mário de Lima, foi um dos expositores e explicou as bases econômicos e o potencial de desenvolvimento da economia em locais onde a cultura é desenvolvida e tem toda a sua cadeia de produção local valorizada e qualificada.

Denise Pereira, diretora de Economia da Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, disse que todos os fazeres artísticos estão em mudança
e que esse novo olhar na produção passa pelo impacto das novas tecnologias. Comentou também os caminhos possíveis para as leis de incentivo à cultura serem mais democráticas.

O jornalista de Cultura do jornal Zero Hora, Roger Lerina, afirmou que Porto Alegre, por exemplo, tem um incrível potencial para desenvolvimento da economia através
da cultura, mas que falta infraestrutura e organização das casas de cultura, incluindo articulação de agendas e divulgação, para que a capital se torne um polo cultural efetivamente.

O produtor do Opinião, a casa de show que está abrigando os espetáculos de rock do festival El Mapa de Todos durante a noite, Gabriel Souza, citou o despreparo de Porto Alegre para grandes eventos, incluindo nestes a realização da próxima Copa do Mundo, problemas que começam na falta de atendimento adequado por parte dos taxistas da cidade até a pulverização de informações sobre as atrações da cidade.

Souza relatou dificuldades na rede hoteleira, que não se informa e não tem capacitação para informar sobre as atrações e diferentes locais de gastronomia para indicar aos clientes. Segundo ele, até a Copa de 2014 "muito trabalho tem que ser feito e em muito pouco tempo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário