segunda-feira, 16 de maio de 2011

Força Sindical-RS integra reunião para instalação da Câmara Temática Coureiro-Calçadista

Encontro foi realizado na quarta-feira, dia 11, e buscou alternativas para o segmento no Estado
A Força Sindical-RS atendeu ao chamado urgente de reunião do Conselho de Desenvolvimento e Econômico e Social (CDES) e participou do encontro na quarta-feira para tratar da situação da indústria calçadista. Um foco de crise se iniciou com a demissão de 800 funcionários pela Azaleia em Parobé. O assessor econômico da Força Sindical-RS, Mário de Lima, representou a central no encontro em nome do vice-presidente Walter Fabro. A instalação desta Câmara estava prevista para o dia 18 de maio.  "Porém, em decorrência dos últimos acontecimentos neste importante setor da economia gaúcha, decidimos antecipar o início do trabalho", adiantou o secretário executivo do CDES-RS, Marcelo Danéris.

Fabro, que é de Guaporé e é sindicalista do setor calçadista, afirmou nesta sexta-feira que o governo estadual tem duas maneiras de resolver o problema de incentivos fiscais às empresas que gera a guerra fiscal entre os estados para atrairem maiores investimentos. "Ou o governo do Estado entra na guerra fiscal ou acaba com a guerra fiscal", afirmou Fabro.
Conforme o sindicalistas, a saída de empresas do RS para se instalarem no Nordeste não deixa outra alternativa.
"O governo tem que se preocupar não só com a questão tecnológica,  mas também com o setor do calçado e do vestuário. O governo acaba contemplando outros segmentos, mas o calçado concentra muitos trabalhadores, então é necessário priorizar com políticas esse setor, é uma demanda social, porque o segmento absorve muita mão de obra pelo caráter artesanal da produção", disse Fabro.

Fabro sugeriu que a Câmara também englobe o setor do vestuário. O sindicalista informou ainda que no dia 1° de junho haverá uma audiência pública na Câmara dos Deputados em Brasília em favor do setor e pela Frente Parlamentar Têxtil e do Vestuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário